Artista plástica autodidata inaugura projeto de ateliê que mistura “inspiração divina e solidariedade”

São Paulo, SP 3/12/2019 – A arte é a expressão mais doce de cada artista, que se eternizará, levando seus sentimentos por meio das obras.

Spazio Della Monica Kodama trata-se de um projeto idealizado por Teresa Cristina Della Monica Kodama, uma artista plástica autodidata que desde sua infância descobriu sua paixão pelas cores, pela prática de pintar e desenhar, incentivada intensamente por seus pais.

Teresa cresceu admirando as pinturas, desenhos e esculturas de seu tio Virgílio Della Monica, que era médico, desenhista, pintor e autodidata.

Ao final de cada ano, Teresa recebia um estojo de lápis de cor de seu outro tio, Lindoro. Isso serviu de combustível para alimentar ainda mais sua criatividade e paixão por toda a forma de arte, principalmente a arte de desenhar e pintar. Seu primo Affonso também  sempre a apoiava.

Já em sua vida adulta, Teresa seguiu carreira na administração pública  e atuou como Procuradora do Estado, Conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina e também atuou como membro em várias comissões da Ordem dos Advogados do Brasil. Encerrou sua carreira profissional como coordenadora da Coordenação de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Devido à sua carreira profissional e também a dedicação a seu marido e suas duas filhas, Teresa havia dado um tempo para sua paixão pelas artes plásticas. Mas após sua aposentadoria, o lado artista de Teresa seria despertado mais uma vez e novamente começaria a externar suas impressões e sentimentos através de suas obras, com intenso incentivo da família.

O nascimento do projeto Spazio Della Monica Kodama

Após aposentar-se da carreira na administração pública, Teresa decidiu dedicar-se à pintura de quadros em tela e em papiros, à criação de desenhos e de pinturas em papel para desenho, à realização de maquetes, desenho e pintura em cerâmica, e também surgiu a ideia de retratar suas artes em peças de roupas como camisetas, echarpes, saias, vestidos e cangas.

Além das peças de roupas, Teresa também começou a divulgar seu trabalho artístico em agendas, cadernos e cartões para todo o tipo de ocasiões. Essa prática foi incentivada e abraçada por suas amigas Lucimar Vicente, da Usoarte e Zita Delgado, professora de cerâmica da APAMAGIS. A partir desse momento nascia o projeto Spazio Della Monica Kodama.

Sobre seu trabalho como artista plástica, Teresa diz o seguinte: “É uma forma de levar para as pessoas a felicidade por meio das obras de arte e de demonstrar que os dons são dados a todos nós, cada qual com o seu merecimento, quando nos deixamos ser guiados por um Ser Superior que a tudo conduz e sempre pensando em um bem maior, pois o ego não caminha com a vontade divina.”

Artes plásticas e a arte da solidariedade

Além de levar felicidade para as pessoas através de suas obras de arte, Teresa Kodama também pratica a arte da solidariedade. Mesmo estando aposentada de seu trabalho como Procuradora do Estado, seu senso de justiça e de fazer o bem ao próximo continua ativo.

Teresa participa de algumas ações sociais, entre elas está o projeto com o nome de “Eu Tenho Voz”. Trata-se de uma iniciativa com o intuito de ajudar crianças que sofrem abusos. Esse projeto foi idealizado pela Juíza de Direito Dra Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira, amiga de Teresa Kodama e presidente do IPAM – Instituto Paulista de Magistrados e conta com a colaboração de outros  juízes, promotores e advogados.

Além do projeto citado anteriormente, Teresa Kodama participa de bazares beneficentes com o intuito de contribuir com obras sociais.

“Algumas situações me fizeram sair na minha zona de conforto e fui lançada em voo solo, tendo sido designada para atuar na defesa dos direitos das mulheres.

Além da defesa dos direitos das mulheres, eu me dedico às questões sociais, às causas das crianças e adolescentes, aos idosos, à população negra e indígena, às pessoas de outras etnias, à liberdade religiosa, à pessoas com outras opções sexuais, às pessoas com deficiência, aos considerados invisíveis, aos animais e a outras temáticas sobre a cidadania, buscando a dignificação da pessoa humana.” – disse Teresa em seu depoimento.

O Spazio Della Monica Kodama também reverte parte da arrecadação das vendas das obras de arte de Teresa Kodama para entidades necessitadas.

Teresa acredita que “todos têm os dons, os talentos, que emanam do Altíssimo e que devem ser exercidos em prol do próximo, que todos os seres viventes devem ser respeitados, pois fazem parte de todo o sistema de forma vibrante e harmônica, que todos e os considerados invisíveis têm muitos talentos que devem ser despertados cada qual a sua maneira”, segundo suas próprias palavras.

Inspiração do Spazio Della Monica Kodama

Além de seu tio Virgílio Della Monica, já citado anteriormente, Teresa se inspira em outros talentos como a artista plástica Bia Doria, que “transmite, de modo sublime e cativante, toda a sensibilidade em cada obra realizada em madeira, em ferro e em mármore, sendo que uma obra que admiro imensamente é a feita em murano” – diz Teresa.

Teresa também diz encantar-se e inspirar-se pelas obras do muralista Eduardo Kobra.

Dentre outros artistas, Teresa Kodama diz admirar profundamente as belíssimas pinturas de Oscar-Claude Monet, com preferência por “A Ponte Japonesa” e as suas versões, e Vincent Willem Van Gogh e a fascinante “Amendoeira em Flor”, onde Van Gogh acreditava que o florescer das flores na primavera significava despertar e esperança de tempos melhores.

Spazio Della Monica Kodama: inauguração oficial e mais detalhes

O Spazio Della Monica Kodama fará uma confraternização de inauguração para a apresentação do ateliê e das obras feitas por Teresa Kodama.

Mais detalhes sobre o Spazio Della Monica Kodama e as obras feitas pela artista Teresa Kodama podem ser encontrados em sua página oficial no Facebook: https://pt-br.facebook.com/dellamonicakodama/.

E também no Instagram: @spaziodellamonicakodama.

Website: http://spaziodmkodama.com.br/

Web Site: