As diversas utilidades das lonas plásticas, um material multiuso

Curitiba – PR 6/9/2019 –

“A lona plástica fabricada com o polietileno pode ser aplicada em todos os segmentos de mercado tais como o agronegócio e a construção civil”

A lona plástica de polietileno é um material barato e de múltiplas aplicações, tornando esse tipo de material versátil um campeão de vendas. Um estudo realizado pela revista Science estima que a produção de plásticos no mundo já atinge o volume de 8,3 bilhões de toneladas.

lona plástica de polietileno é um material barato e de múltiplas aplicações, tornando esse tipo de material versátil um campeão de vendas. Um estudo realizado pela revista Science estima que a produção de plásticos no mundo já atinge o volume de 8,3 bilhões de toneladas. O Brasil é um país de dimensões continentais que possui uma demanda cada vez maior por filmes plásticos, conhecidos popularmente como lonas plásticas. Por isso, a lona plástica fabricada com o polietileno pode ser aplicada em todos os segmentos de mercado tais como o agronegócio, a construção civil, o comércio e indústrias em geral.

A lona plástica preta é utilizada principalmente na indústria da construção civil, agronegócio e armazenamento. Fabricadas com o polietileno de baixa densidade preto, é um material de baixo custo que proporciona proteção em cobertura e auxilia na impermeabilização do solo. Sua principal vantagem é a versatilidade associada ao menor preço dentre os materiais plásticos. Pode ainda ser aplicado em silo, forração de caminhão, reformas em geral. A lona preta pode ser utilizada ainda na proteção de pinturas ou reformas, proteção de canteiros, utilização em maquinários, impermeabilização de solos e pisos industriais.

A lona plástica dupla face é um filme plástico de face superior branca e a contraface preta. O lado branco serve para refletir os raios solares gerando menor calor na parte exposta da silagem contribuindo com a maior absorção nutricional da forragem. A face branca permite menor aquecimento e também a entrada de oxigênio no silo. A lona dupla face também é utilizada para revestimento de tanque de peixe e reservatórios de água. É um material com menor custo que a geomembrana que cumpre bem a finalidade que se propõe: impermeabilização com qualidade e facilidade na aplicação e que não demanda mão de obra especializada.

A lona agrícola para estufa é um tipo de filme plástico transparente ou leitoso fabricado com polietileno de baixa densidade que demanda uma determinada intensidade de luz. Por isso quando fabricados sem pigmentação (transparente), garantem maior luminosidade. Entretanto quando fabricado com pigmentação branca, essa luminosidade é reduzida. Este tipo de filme de alta durabilidade é fabricado exclusivamente com resina virgem aditivada. A lona para estufa pode ainda conter aditivos cristal difusor para otimizar a incidência de luz no microambiente para melhor desenvolvimento da cultura.

A lona leitosa branca é um filme plástico aditivado de PEBD pigmentado com a coloração branca encontrado nas casas das lonas. É utilizado em aplicações específicas e para demandas de lonas brancas. As lonas plásticas brancas possuem características estéticas que ampliam o potencial de sua utilização. Para necessidades específicas, a coloração, além de garantir qualidade visual, reflete a luz. A lona branca para estufa possui finalidade essencial de revestir em ambiente controlado plantas que necessitam de quantidade reduzida de luz incidindo na cultura, como é o caso do morango. O filme plástico leitoso para estufa é diferenciado porque possui aditivação anti-UV na sua composição, garantindo maior durabilidade do plástico.

A lona transparente de PEBD Cristal é um material translúcido. Utilizada em aplicações que demandam passagem de luz e visibilidade. É o material para quem não busca uma lona opaca. A lona transparente é desprovida de pigmentação e coloração, e também é conhecida como lona cristal ou lona incolor. A lona transparente pode ser encontrada sem aditivação e também fabricada para a finalidade de estufa. O filme plástico para estufa transparente é utilizado no agronegócio para otimizar o desenvolvimento da plantação em ambientes controlados. É um filme com aditivo anti-UV e pode ou não ter aditivação difusora, que são cristais na composição da lona que auxiliam na dispersão da luz no interior da estufa para aumentar o alcance e crescimento das plantas.

O filme mulching plástico utilizado na cobertura de solos para proteção contra ervas daninhas e demais pragas como insetos, além de controlar a umidade e temperatura do solo. A técnica de utilização do mulching garante o aumento de produtividade e antecipação da colheita. Então o filme mulching é indicado para horticultores que buscam evitar danos causados pelo contato direto dos frutos com o solo.

A lona para cobertura é utilizada para a proteção. A lona sob medida deve ter resistência ao impacto, podendo ser a lona leve, plástico transparente e utilizadas para diversas finalidades. A lona para cobertura pode ser opaca permitindo maior sombreamento ou lonas transparentes ou semitranslucida, para maior passagem de luminosidade.

A lona para construção civil é produzida em PEBD – polietileno de baixa densidade e indicada para finalidades diversas. Na proteção de taludes e arrimo, que são as coberturas de encostas, esse tipo de lona é utilizado na prevenção de desmoronamento de terra, também na forração de ambientes e móveis durante a pintura. Servem ainda na cobertura para proteção de materiais de construção como ferramentas, areia, pedras. A lona plástica para construção pode ser utilizada na cobertura de barracos e também como cobertura provisória para telhados e são disponibilizadas em diversas medidas, normalmente na  cor preta. A lona plástica preta é opção mais econômica entre as lonas plásticas encontradas no mercado.

A lona para tanque de peixe na piscicultura merece uma atenção especial. Água saudável beneficia o criadouro, que viabiliza maior produtividade na criação de peixes. A lona dupla face para tanque de peixes caiu na graça dos piscicultores porque possui o melhor custo x benefício no revestimento de tanques, rentabilizando o negócio quando aplicada com lona plástica de qualidade. Lonas de qualidade não são necessariamente mais caras, mas devem ser impermeáveis e com tratamento anti-UV para obtenção do resultado desejado principalmente em termos de durabilidade. Portanto as vantagens são claras: facilidade na troca de água, também na aeração e desenvolvimento mais rápido do criadouro.

Website: http://www.paperplast.com.br

Web Site: