As férias chegaram, o que fazer com os pequenos?

Curitiba/PR 4/7/2013 –

As férias de julho chegaram e o período é de férias nas escolas. Enquanto os alunos encaram estas semanas como uma oportunidade para descansar e se preparar para o segundo semestre, a maioria dos pais tem que encontrar formas de entreter as crianças e conciliar as atividades com sua rotina.

Para a assessora pedagógica do Sinepe/PR (Sindicato das Escolas Particulares), Fátima Chueire Hollanda, o ritmo de vida da população está muito acelerado e as férias servem para relaxar e preparar o corpo para o resto do ano letivo. “A criança precisa destes dias para desacelerar e fazer as coisas com mais tranquilidade. É uma ótima oportunidade para os pais conversarem mais com os filhos, fazerem as refeições todos juntos e aproveitarem os momentos para passeios e brincadeiras, sem sobrecarregar a criança”, afirma Fátima.

A pedagoga da Escola Atuação, Carolina Pereira Frizon, também destaca a importância de estreitar o relacionamento entre pais e filhos neste período. “Todos os pais deveriam tirar um tempo com os filhos, visitar um espaço alternativo e sair da rotina”. Quando isto não é possível, a pedagoga aponta que o final de semana pode suprir esta necessidade, pois se aproveitado com qualidade, deixa as crianças satisfeitas. “Quando conversamos com os pais, destacamos sempre a importância de realizar atividades simples, como andar de patins ou bicicleta, soltar pipa, passear nos parques, fazer trabalhos com material reciclado, contar histórias ou preparar um bolo ao lado das crianças”, explica.

Outra dica da assessora pedagógica é mandar a criança para a casa dos avós ou outros parentes. “Dividir momentos com a família é fundamental na formação da criança e rende recordações para a vida inteira. Além disso, em alguns casos, existe a possibilidade de visitar outra cidade, conhecendo novos lugares e vivendo experiências diferentes”, aponta Fátima.

Uma opção aos pais são as colônias de férias. A Escola Atuação oferece este serviço para todos os alunos há mais de 25 anos e atende crianças entre 18 meses e 12 anos. Durante a colônia, o colégio desenvolve diversas atividades, como jogos, pescarias, teatro, dia do circo, visitas externas, etc.

“O legal da colônia é justamente as coisas diferentes, por isso fazemos maratonas, gincanas, passeios ao teatro, ao Passeio Público, à Biblioteca Pública e a museus. Dentro da estrutura do colégio, temos piscina e uma Estação Ecológica, o que permite diversas brincadeiras e o contato com a natureza”, conta Carolina.

Web Site: