As novas regras do MEC e do CNE para cursos de pós-graduação lato sensu serão abordadas no curso ‘credenciamento exclusivo para pós-graduação na prática’

São Paulo 7/10/2020 – O evento oferecerá informações importantes sobre a legislação, práticas do mercado, estratégias para o credenciamento exclusivo”, diz Marcelo Saraceni.

Com conteúdo voltado para gestores e mantedores de instituições de ensino, o curso será apresentado pela Saraceni Estratégia e Execução, em parceria com a ABIPG.

A Saraceni Estratégia e Execução, em parceria com a associação, apresenta ao público em geral seu curso ‘Credenciamento Exclusivo para Pós-Graduação na Prática’, que acontece em 20 de outubro, através da Plataforma Zoom, em função da Pandemia de Covid-19.

Apresentando as novas regras do MEC e do CNE para cursos de pós-graduação lato sensu e focando nos cursos de especialização, o curso é voltado para diretores instituições de ensino e profissionais do ensino superior, interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre regulação, bem como em conhecer as tendências na área de educação superior.

O evento oferecerá informações importantes sobre a legislação, práticas do mercado, estratégias para o credenciamento exclusivo, além de incluir um momento para discussão de questões previamente enviadas pelos participantes.

Entendendo o caso:
Existiu, até 2011, uma modalidade de credenciamento especial para a pós-graduação utilizado por instituições de excelência comprovada nas áreas de gestão, saúde, direito e tecnologia e que foi extinta pela Resolução CNE/CES n° 7, de 08 de setembro de 2011. Houve então um movimento capitaneado pela ABIPG pelo retorno da modalidade, em função da perda para a economia do país e da qualidade na oferta da pós-graduação.

Em regra, a partir dali, apenas faculdades, centros universitários e universidades poderiam ofertar cursos superiores, com as exceções dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; os programas independentes de mestrado e doutorado; as escolas de governo, e as Instituições que mantiveram seus credenciamentos especiais por decisões judiciais.

Após a publicação da Resolução CNE/CES n° 1, de 06 de abril de 2018, criando as novas regras da pós-graduação lato sensu, resgatou-se o credenciamento especial extinto desde 2011, rebatizado de “credenciamento exclusivo para pós-graduação latu sensu”.

A partir de então, a grande questão era definir se os cursos de pós-graduação lato sensu seriam voltados para a atividade acadêmica ou profissional. A escolha pela segunda opção levou à simplificação do documento, definiu o teor da norma e contribuiu para se estabelecerem os parâmetros utilizados. Centros de pesquisa, hospitais, empresas de consultoria, operadoras de saúde, fintechs, healthtechs e outras entidades que se destaquem por pesquisa e qualidade no treinamento para o trabalho poderão, enfim, voltar a ofertar cursos de especialização sem a necessidade de também ofertarem de cursos de graduação.

Instrutores:
Como mestre em Administração pelo ISCTE/FGV – Portugal, sócio e mantenedor de Instituições de Ensino e Presidente da ABIPG – Associação Brasileira das Instituições de Pós-Graduação há 11 anos, Marcelo Saraceni possui ampla experiência no âmbito da pós-graduação lato sensu e ao lado da ABIPG participa ativamente das discussões judiciais e administrativas envolvendo a educação superior no Brasil. Atualmente é diretor executivo na Saraceni Estratégia e Execução.

Saraceni será acompanhado por Paulo M. V. B. Barone, com ampla experiência em regulação e avaliação da Educação Superior. Foi Secretário de Educação Superior no Ministério da Educação. Integrou o Conselho Nacional de Educação por 12 anos, onde foi Presidente e da Câmara de Educação Superior. Participou de Comissões na CAPES e no INEP e prestou assessoria em Projetos do Ministério da Saúde. Atualmente, é assessor parlamentar no Senado Federal.

Falando sobre os aspectos técnicos do credenciamento institucional, teremos Fabio Gonçalves, Mestre em Produção pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO. Especialista em Regulação e Avaliação no Ensino Superior Especialista em Educação a Distância. Mantenedor e Diretor em Instituições de Ensino Superior. Atualmente é Diretor Executivo na Atalaia Consultoria e Negócios Educacionais.

Confira o programa do curso:
18:30 – Pós-graduação lato sensu – Histórico e Cenários
19:15 – A regulação da pós-graduação lato sensu
20:00 – Etapas do processo de credenciamento Exclusivo
22:30 – Encerramento

Serviço:

LOCAL: São Paulo – SP
CARGA-HORÁRIA: 4h
HORÁRIO: 18:30h às 22:30h
DATA: 20 de outubro de 2020.
VALOR DO INVESTIMENTO: R$ 490,00 por participante – associados ativos da ABIPG terão direito a inscrições gratuitas

CONTATO:

[email protected]
(21) 99323 7656

ABIPG:
A Associação Brasileira das Instituições de Pós-Graduação é uma associação civil, sem fins lucrativos, de cunho científico e cultural, e é apartidária. A ABIPG reúne as melhores instituições de pós-graduação do país nas áreas de Saúde, Gestão e Direito.

Website: http://www.abipg.org.br

Web Site: