Assinatura eletrônica auxilia em adaptação ao home office imposta por avanço da pandemia

São Paulo, SP 2/10/2020 –

Além da rápida adequação ao modelo de trabalho remoto, os benefícios da implementação da solução incluem a redução do tempo de fechamento de contratos de 45 dias para até 24 horas e a diminuição de custos financeiros em 60%

A implementação de soluções digitais tem sido crucial para empresas dos mais distintos ramos de negócios, que se viram obrigadas a operar a partir do isolamento social obrigatório imposto pelo avanço da pandemia da Covid-19. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que na primeira semana de julho cerca de 8,9 milhões de pessoas que trabalhavam de forma remota.

Este é o caso da Carestream Health, fornecedora mundial de sistemas de geração de imagens e tecnologias médicas, que adotou a solução de assinatura eletrônica da DocuSign, empresa líder em sistemas de acordos na nuvem.

Com abrangência nacional, o trabalho da Carestream passou a ser 100% home office por mais de quatro meses, desde o anúncio das medidas de quarentena, e o uso da ferramenta minimizou impactos e reduziu o tempo de tramitação de diversos tipos de documentos.

“Utilizar a plataforma da DocuSign nos permitiu ter agilidade, não apenas na assinatura de contratos, mas nas diversas tramitações, incluindo documentos do setor de recursos humanos, propostas de vendas de produtos e serviços etc.”, conta Fernanda Santos, coordenadora de compras da Carestream.

Atualmente, a empresa – que iniciou a parceria com a DocuSign em 2019 – utiliza a solução digital em dez departamentos para contratos externos, como propostas, fechamento de vendas e processos de compras, e internos, para assinatura de notas fiscais e avisos de férias dos colaboradores. O uso da gestão de contratos no ambiente digital permitiu um maior controle, rastreabilidade e gerenciamento de documentos em todos os níveis da empresa.

Outros benefícios da implementação da ferramenta foram a automatização de processos, eliminação de burocracias e agilização do relacionamento junto a clientes e parceiros. A partir da iniciativa, 80% dos contratos da Carestream são fechados em até 24h e o restante em até 7 dias, além de reduzir o custo financeiro em processos de vendas e serviços em até 60%.

“Nossas equipes passaram a direcionar seus esforços para atividades mais estratégicas. Além disso, reduzimos a quantidade de lixo produzido, já que todo o processo passou a ser realizado on-line. Com a DocuSign, conseguimos mapear melhor o fluxo de contratos, a análise e a gestão dos documentos. E o tempo de fechamento dos acordos, que chegava até 45 dias foi reduzido para, no máximo, uma semana”, complementa a executiva.

Muito além da assinatura eletrônica: uma suíte completa de soluções para a gestão de contratos

Ao optar pela DocuSign, a empresa, que buscava um fornecedor deassinatura eletrônica, teve acesso a uma aplicação completa, disponível em ambiente digital, para o preparo, envio e coleta de assinaturas, além da gestão dos contratos – tudo armazenado na nuvem e com validade jurídica.

Com a suíte de soluções DocuSign Agreement Cloud, é possível transformar a maneira como se faz negócios por meio da assinatura eletrônica de documentos e contratos. A partir de mais de uma dúzia de aplicativos e-mails de 350 integrações, todo o processo que envolve a identificação e formalização de documentos fica armazenado em um só lugar, com acesso restrito as partes envolvidas.

“Nós fazemos parte de um grupo internacional e operamos no Brasil inteiro. Isso exige uma excelência no atendimento de nossos clientes, no relacionamento com parceiros e com a própria matriz. Porém, quando enviávamos contratos em papel, tínhamos que lidar com muita burocracia. Desde a produção e alteração do documento, o envio pelos correios, a coleta de assinaturas e o retorno e o reconhecimento da venda, todo o processo era muito custoso e gerava não apenas atrasos, mas estressava o relacionamento com o cliente”, explica Fernanda Santos.

Para o vice-presidente de vendas Latam da DocuSign, Gustavo Brant, a digitalização veio para ficar. “Muitos clientes me perguntam se o mercado voltará a operar como era antes e eu respondo que, atualmente, é impossível. As ferramentas digitais vieram para ficar e não haverá um retrocesso. As empresas já comprovam seu valor e sabem que se trata de uma questão competitiva. No nosso caso, o cliente tem uma segurança como processo que envolve a assinatura eletrônica, pois ele possui uma trilha de elementos comprobatórios que lhe dão validade jurídica e tranquilidade para que possam operar com muito mais agilidade”, completa o executivo.

Sobre a DocuSign

A DocuSign ajuda organizações a conectarem e automatizarem a maneira como preparam, assinam, agem e gerenciam contratos. Como parte do DocuSign Agreement Cloud, a companhia oferece a solução líder mundial de assinatura eletrônica, permitindo assinar documento sem praticamente qualquer dispositivo, de qualquer lugar com conexão e a qualquer momento. Atualmente, são mais de 560 mil clientes e centenas de milhões de usuários em mais de 180 países usando DocuSign para acelerar os processos de negócios e simplificar a vida das pessoas.

Para mais informações, visite www.docusign.com.br, ou siga@DocuSign no Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram.