Atitudes simples que contribuem para a sustentabilidade

13/7/2020 –

Mudanças simples de hábitos em relação à compra, à utilização e ao descarte de produtos contribuem para a preservação do planeta

Muito se fala a respeito da degradação do meio ambiente e do impacto que o modo de vida contemporâneo provoca, como a poluição e a redução dos recursos naturais. Contribuir para a sustentabilidade é uma maneira de tentar interromper esse ciclo prejudicial e garantir que as gerações futuras possam usufruir dos recursos naturais e ter alguma qualidade de vida.

Mudanças simples de hábitos em relação à compra, à utilização e ao descarte de produtos contribuem para a preservação do planeta.

Água

Um bom começo diz respeito à racionalização do uso da água. Embora o Brasil tenha recursos hídricos abundantes, alguns dos grandes centros urbanos já vivem com racionamento. Por isso, a água que chega às torneiras deve ser muito bem cuidada, evitando desperdícios.

Tomar banhos mais rápidos, não deixar a torneira aberta enquanto se escova os dentes ou se ensaboa a louça, não lavar carros e calçadas com mangueiras (dando preferência a vassouras e baldes) e consertar vazamentos são atitudes simples capazes de ajudar na preservação desse bem natural imprescindível para viver.

Quanto ao cuidado com as plantas, utilize um regador para evitar o desperdício enquanto faz a rega.

Energia

A maior parte da energia produzida no país provém de hidrelétricas, que são fontes não tão poluentes quanto as termelétricas, porém, ainda assim, causam impactos no meio ambiente.

Por isso, outra forma de contribuir para a sustentabilidade é garantir que o uso da energia elétrica em casa e no trabalho seja moderado. Evite deixar equipamentos ligados sem necessidade e otimize a utilização de aparelhos que consomem muita energia, como o ferro de passar roupas e a máquina de lavar, acumulando boa quantidade de peças antes de iniciar o trabalho.

Compra consciente

Adquirir novos produtos o tempo todo e trocar constantemente os modelos de celulares e carros, por exemplo, pode não ser necessário — e custa caro para o planeta. A produção industrial é a maior responsável pela poluição em larga escala de rios, oceanos, solo e ar. Além disso, o descarte inadequado de produtos antigos causa impactos bem negativos na natureza. Assim, o ideal é comprar artigos usados em brechós ou em sites especializados – e somente quando for realmente necessário.

Reciclar

A maioria da enorme quantidade de lixo produzida diariamente pode ser reaproveitada ou reciclada. O ideal é separar o resíduo em casa entre seco (como embalagens plásticas, vidros, latas e papéis limpos) e úmido (como restos de comida, papel sujo e cascas de frutas) e depois encaminhá-los adequadamente.

Existem supermercados que recebem lixo reciclável e há cooperativas de catadores que buscam os materiais nas residências. Você também pode usar a criatividade e transformar embalagens antigas em objetos decorativos, como caixas de feira, que podem virar lindas mesas de centro ou estantes para livros e revistas. Também é uma ótima oportunidade de reciclar garrafas PET, por exemplo.

Web Site: