Atividade física auxilia no aumento da imunidade

20/5/2020 –

Praticar atividade física é essencial para a saúde física e mental. Além disso, os exercícios físicos podem ser uma ótima maneira de aumentar a imunidade, especialmente em tempos de coronavírus, em que tanto se comenta da importância de estar com o corpo imune.

Imunidade é o nome que se dá à capacidade do organismo de se defender de invasores, no caso vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças. Quando ela está baixa, as pessoas ficam muito mais propensos a ter pequenas e grandes infecções e quadros como gripes.

O movimento muscular e o aumento da frequência cardíaca fazem com que as células imunes saiam de seus pontos de espera (como o pulmão, baço e linfonodos). Assim, há mais células imunes circulando pelo corpo, preparadas e prontas para procurar e destruir patógenos. Esse efeito não dura para sempre, mas aumenta o tempo para fortalecer as defesas do organismo.

Dessa forma, exercitar-se pelo menos 10 minutos por dia é suficiente para desencadear essa resposta imune. “Se você percebeu que sua imunidade anda em baixa, uma ótima pedida é apostar em atividades físicas e claro ajuste nas refeições”, aponta o educador físico Thiago Neglia, um dos criadores do app Sem Desculpas.

Neglia diz que outros fatores também colaboram para fortalecer o sistema imunológico, como dormir bem, controlar o stress, mas o exercício, afirma, é essencial, principalmente para auxiliar a trabalhar a saúde mental.
A atividade física regular diminui os riscos de depressão e reduz a perda cognitiva em pacientes com mal de Alzheimer, por exemplo. Entre os benefícios está o fato de que práticas como caminhar, correr ou pedalar são fundamentais para manter uma capacidade neurológica saudável, mesmo com o avanço da idade.

“Por isso é importante fazer atividades físicas regulares e mesmo que seja por 10 minutos por dia. Desenvolvemos o app Sem Desculpas com aulas em áudio para auxiliar neste processo que podem ser feitas atividades dentro de casa, nas academias ou ar livre”, comenta Neglia.

O Sem Desculpas é um aplicativo de áudio fitness que oferece instruções personalizadas de fitness para todos, e elaborado especificamente para o mercado brasileiro. “O app cria um ambiente inclusivo para todos em todos os níveis de sua jornada de fitness, ele os encoraja e os apoia por meio de exercícios para ajudar a alcançar suas metas de fitness, tudo isso enquanto definido para o seu gênero musical favorito”, explica Neglia.

Nestes períodos de incertezas e desaceleração de mercados em todo o mundo o app Sem Desculpas chega para inovar e agregar muito para este período. “Nosso aplicativo é o único que oferece aula de fitness apenas em áudio.O Sem Desculpas está situada para ajudar as pessoas a continuar a purgar metas de fitness, sair do sofá e se concentrar na positividade durante esses tempos incertos. Estamos bem posicionados para um crescimento expansivo e exponencial durante este tempo”, finaliza.