Atuação do fisioterapeuta na estética e reabilitação

Florianópolis 8/1/2020 –

A Fisioterapia é uma área que vêm se expandindo e tomando espaço diante de inúmeras profissões da saúde, ainda precisa ser valorizada visto que o profissional auxilia em diversos tratamentos não apenas limitando-se a problemas ortopédicos. O Fisioterapeuta é importante muitas vezes no âmbito hospitalar, onde realizam procedimentos de alta complexidade como, por exemplo, nas Unidades de Terapia Intensiva, centros cirúrgicos, urgências e enfermarias.

A Fisioterapia na reabilitação tem papel fundamental, pois desenvolve uma assistência humanizada e especializada voltada ao paciente visando sua total ou parcial recuperação. Atualmente atua no tratamento e prevenção de alterações cinético-funcionais como nos distúrbios músculo-esqueléticos, neurológicos, pediátricos, respiratórios, ginecológicos, oncológicos e dentre muitos outros. A atuação dos Fisioterapeutas no tratamento de pacientes que estão em situação de internação resultando no menor tempo de permanência no hospital, diminuindo as chances de infecções hospitalares, síndromes de imobilismo, minimizando os custos com as medicações, oxigênio e oferecendo uma melhora do quadro clínico do paciente, bem como de sua qualidade de vida, utilizando os aparelhos de fisioterapia adequados.

O tratamento visando a reabilitação é através das mãos que são os principais instrumentos de trabalho do Fisioterapeuta, assim honrando cada vez mais a linda profissão. A reabilitação é definida como um processo global e que se junto ao dinamismo com objetivo de recuperação física e psicológica da pessoa portadora de deficiência, e assim, visando a melhoria de se quadro clínico. Deve se levar em conta os aspectos complementares do paciente, como seu espaço social, sua formação acadêmica, emprego, lazer, moradia e entre outros. Vale frisar que a Fisioterapia não é apenas reabilitar, mas sim reintegrar novamente o indivíduo ao seu convívio social. Nem sempre vai haver cura total, o paciente deve passar pelo tratamento necessário dependendo do que o levou a buscar auxílio, entretanto sempre haverá uma etapa para melhorar e evoluções constantes.

O Fisioterapeuta atua diretamente na reabilitação, prevenção e promoção da saúde e não se restringe apenas a hospitais e clínicas, como também pode atuar em Unidades Básicas de Saúde (UBS), no domicílio de pacientes e também no ambiente de trabalho. Sempre objetivando, treinar as habilidades motoras já conservadas pelo paciente, recuperando habilidades motoras que foram perdidas dentro do limite do indivíduo, treinar novas formas de adaptação ao ambiente dentro da sua capacidade, orientar paciente e a família sobre formas de higiene e adaptações que são necessárias para compor o tratamento. Também melhora a qualidade de vida auxiliando assim a reintegração do indivíduo em seu meio social, escola, faculdade ou local de trabalho.

Os resultados do tratamento são diferentes, porque depende do grau do dano da patologia apresentada, ou seja, se é permanente, progressiva, extensão da lesão, idade do paciente, histórico de patologia do mesmo, estado mental, motivação e condições financeiras. Pesquisas apontam que os exercícios Fisioterapêuticos podem significar muito mais do que apenas um reabilitação física, mas também uma reabilitação mental e social para o paciente que se vê capaz de cumprir atividades de vida diária de maneira independente significando muito, assim, sentindo-se muito mais autossuficiente e feliz consigo mesmo eliminando problemas como ansiedade e até mesmo depressão. O apoio da matriz familiar e de amigos durante o processo é muito importante, pois assim, o paciente irá ter o incentivo necessário para sua recuperação da melhor forma possível.

O profissional de Fisioterapia deve ter uma conduta focada em buscar a evolução do paciente independente de qualquer circunstância para que o mesmo consiga alcançar seus próprios objetivos. Sendo assim, sabe-se que a reabilitação muitas vezes é um processo contínuo e cansativo para o paciente, entretanto há ganhos enormes quando se trata da saúde física/mental do mesmo fazendo com que haja reintegração para sua vida.

Website: http://www.hsmed.com.br

Web Site: