Automação de processos para gestão de contas é a nova força global da próxima década

São Paulo 29/1/2020 –

De acordo com a empresa de consultoria Gartner, a implementação de RPA para a automação de processos financeiros tem previsão de crescimento de 50% para 88% entre 2020 e 2021. Esse dado estatístico vai muito além de uma tendência tecnológica, é o reflexo de um mercado de trabalho cada vez mais focado em processos ágeis que buscam a diminuição de gastos e a otimização de tempo.

Além de reduzir custos de negócio em um ambiente microeconômico de uma empresa, o RPA vai ganhar relevância no mercado macro global, movimentando mais de 11 bilhões de dólares até 2023, de acordo com a Forrester, especialista em pesquisa de mercado. Esse valor pode ser comparado com o mercado de software no Brasil, que movimentou pouco mais de 10 bilhões de dólares, de acordo com o último estudo fornecido pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software). Observa-se que, mais do que criar para o mercado digital, a ideia é entender o que está sendo desenvolvido e aprimorar o seu uso.

 

Como funciona o RPA?

O RPA (Robotic Process Automation) ou Automação Robótica de Processos, tem como objetivo desenvolver robôs treinados para realizar funções repetitivas, de caráter não estratégico e que demandam um longo tempo. Com isso, o capital humano pode ser realocado para atividades mais produtivas e uma melhor tomada de decisão.

Exemplificando essa tecnologia dentro de um processo de Gestão de Contas, é possível automatizar o movimento de busca, leitura e implantação de faturas dentro do sistema ERP de uma empresa. Os crawlers, pequenos robôs rastreadores, percorrem o site de operadoras buscando valores de contas a serem pagas. Essas informações são armazenadas em um Banco de Dados e transferidas diretamente para o sistema integrado da organização.

Esse tipo de percurso, que anteriormente demoraria horas, seria feito em poucos minutos, restando aos colaboradores tempo útil para a realização de tarefas com valor agregado. O RPA é mais do que uma aplicação de regras a um sistema, é o grau mais alto da otimização de tempo e responsabilidades.

 

Por que implementar o RPA em uma empresa?

Empresas que realizam a automação de processos já são uma realidade nos últimos anos, oferecendo um leque de soluções para a melhoria de toda a parte operacional de um negócio. Os benefícios vão além da parte econômica, assegurando as melhores práticas operacionais como a redução de erros e aumento do padrão de qualidade, além da rapidez em cada passo de uma rotina administrativa e financeira.

A NSB, referência na Gestão de Contas com tecnologia RPA e com mais de dezessete anos de mercado, tem como diferencial um software de gestão totalmente focado na redução de custos e que realiza processos cada vez mais otimizados: o CM360.

Ele possibilita ter total visibilidade e controle de todos os contratos, faturas, rateio e datas de vencimento. Com essa solução automatizada a empresa reduz custos, acaba com a digitação manual de contas e aumenta a produtividade da equipe, de forma totalmente integrada ao ERP. E para ter uma visão gerencial de gastos, o dashboard personalizável define e visualiza os principais indicadores do seu negócio.

 

E o futuro do RPA?

O RPA é o próximo passo para o novo mercado de trabalho global totalmente automatizado, focado na robótica, machine learning e inteligência artificial. Cada vez mais as grandes empresas designam sua parte operacional aos robôs, ganhando tempo, dinheiro e a melhora de habilidades de seus colaboradores.

Para seguir essa tendência e garantir melhores performances e resultados, as empresas devem buscar uma especialista em tecnologia e gestão integrada, com um software altamente seguro e com soluções integradas.

Website: https://nsb.com.br/gestao-de-despesas-rpa/

Web Site: