Balanço de atendimentos realizados no Pronto Socorro

Ponte Nova – Minas Gerais 15/7/2013 – Em maio, o número total de atendimentos foi de 2.672; já em junho foi de 2.267 (405 atendimentos a menos) o que corresponde a uma redução de 15,15%.

Há um mês funcionando em novo local, em área anexa ao Hospital Arnaldo Gavazza/HAG na rua Inhá Torres, 31, o Pronto Socorro registrou queda no número de atendimentos, de acordo com dados passados pela equipe de Enfermagem, que realiza o Acolhimento Assistencial (prioridade para urgências e emergências). A comparação foi feita utilizando os dados dos atendimentos realizados nos meses de maio (antes da mudança) e junho (após a mudança) deste ano.
Em maio, o número total de atendimentos foi de 2.672; já em junho foi de 2.267 (405 atendimentos a menos) o que corresponde a uma redução de 15,15%. Para que a mudança ocorresse de forma organizada e sem prejudicar pacientes, houve um acordo entre o HAG, Prefeitura Municipal de Ponte Nova e demais secretariais de saúde dos municípios que fazem parte da Microrregião (num total de 21), somando quase 220 mil pessoas, para que, somente, os casos de urgência e emergência fossem direcionados ao Hospital. Casos menos graves devem ser encaminhados para os Postos de Saúde e no caso de Ponte Nova, também para o SAMMDU.
A cidade de Ponte Nova foi uma das responsáveis pela queda no número de atendimentos registrando, em maio, 1.732 contra 1.399 atendimentos, em junho. As cidades de Urucânia (9,2%) e Amparo do Serra (4,8%) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, de acordo com o Acolhimento Assistencial da Enfermagem.
Quando procurar o Pronto Socorro?
Devem dirigir-se ao Pronto Socorro/PS do HAG pacientes que sofreram: mal súbito; pressão alta; desmaio; cólica de rins; falta de ar; hiperglicemia/hipoglicemia; dores no peito; qualquer dor de forte intensidade; encaminhamento médico; crises convulsivas; sangramentos; fratura exposta; acidentes de trabalho e/ou automobilísticos; violência doméstica e/ou sexual e que tenha tido acidentes com animais peçonhentos (cobra, escorpião, etc.)

Website: http://www.gavazza.com.br

Web Site: