Bayer investe em soluções para nematoides com o lançamento de Verango® Prime

22/10/2020 –

Em pré-lançamento na safra 2020/2021, o produto foi desenvolvido pela companhia para ajudar os agricultores no controle dos principais nematoides das culturas de soja, cana-de-açúcar, café e batata

Segundo o gerente de marketing da divisão agrícola da Bayer no Brasil, Renato Carvalho, os produtores rurais dos mais diversificados segmentos do Brasil, hoje, precisam lidar com as perdas de produtividade ocasionadas pelos nematoides – parasitas que ficam no solo, atacam as raízes das plantas e roubam parte dos nutrientes. Ou seja, os nematoides impactam diretamente na produtividade e rentabilidade do agricultor.

Pensando nisso, a companhia, que é líder em inovação e pesquisa para soluções sustentáveis para várias culturas, desenvolveu o nematicida Verango® Prime, que tem como ingrediente ativo o Fluopiram, que oferece controle efetivo e de longa duração a um amplo espectro de espécies de nematoides. A partir da safra 2020/2021, os produtores rurais das culturas de soja, cana-de-açúcar, batata e café, já podem contar com a novidade. Em breve haverá extensão de registro para outras culturas como algodão e milho.

“Os nematoides penetram nas raízes e começam um processo de reprodução, destruindo as células e impedindo absorção de água e de nutrientes pela planta. Alguns, inclusive, induzem mudanças nos tecidos das raízes. Na cultura da batata, por exemplo, os nematoides das galhas e os de lesões radiculares podem afetar 100% da produção pelo impacto direto da qualidade do produto. Na soja, os danos podem ser enormes, com perdas estimadas em até 4 bilhões de reais por ano. Na cana-de-açúcar não é diferente, os danos podem afetar até 50% da produtividade. Assim como no café com até 20% de perdas produtivas”, destaca Carvalho.

Ainda segundo o especialista, os nematoides estão presentes em várias culturas e causam prejuízos estimados em R$ 35 bilhões de reais. “Por isso, o Verango® Prime chega para suprir essa necessidade dos agricultores. Este nematicida da Bayer é uma tecnologia revolucionária que, devido ao seu modo de ação, protege as plantas dos nematoides, além de ser compatível com produtos biológicos e possuir um perfil toxicológico favorável para meio ambiente e operadores. Ou seja, ajuda o produtor a fazer o manejo efetivo dos nematoides de uma forma mais sustentável”.

Abaixo, as principais características de Verango® Prime:

• Efeito rápido, efetivo e prolongado no controle das principais espécies de nematoides
• Compatível com produtos biológicos
• Alta eficácia com baixa dosagem
• Perfil toxicológico favorável para operadores e meio ambiente
• Manejo rentável para o produtor
• Registro inicial para as culturas do café, batata, soja e cana-de-açúcar

Website: http://www.agro.bayer.com.br

Web Site: