Bayer oferece treinamentos de boas práticas agrícolas para toda a cadeia de produção de alimentos

24/6/2020 –

Nos últimos meses, os impactos da pandemia do novo coronavírus começaram a estabelecer novas formas de relacionamento no mundo todo. Diante deste cenário e, também, ciente de que, o agronegócio precisa manter suas atividades, a Bayer oferece treinamentos online sobre boas práticas agrícolas para produção de alimentos-. Desenvolvido em aliança com o Global G.A.P. e disponibilizado em parceria com o Instituto Interamericano para Agricultura (IICA), os conteúdos virtuais BayG.A.P. estão disponíveis em três idiomas – inglês, espanhol e português – e já capacitaram cerca de  4 mil agricultores em 23 Países. Para ter acesso ao treinamento, basta acessar o site: https://www.bayer.com.br/sustentabilidade/baygap/ e fazer o cadastro.

“Neste contexto em que estamos vivendo, o formato online democratiza o acesso à informação, especialmente, porque chega a pequenos e médios agricultores. Outro grande benefício é o fato de os vídeos funcionarem como uma preparação para aqueles que desejam obter importantes certificados internacionais, como do Global G.A.P., que é um pré-requisito para exportação de frutas e vegetais para diversos mercados”, afirma Igor Oliveira, Coordenador de Serviços e Cadeia de Valor da Bayer.

As videoaulas permitem que os produtores e trabalhadores rurais possam se atualizar sem sair de casa. As sessões são divididas em 12 módulos, que abordam temas importantes, entre eles o uso seguro de insumos, manejo integrado de pragas e doenças, rastreabilidade e o alinhamento com as principais normas nacionais e internacionais – como o programa do governo brasileiro de Produção Integrada.

No Brasil, o curso de rastreabilidade foi adaptado à realidade do País, com atenção às principais exigências legais e regulamentares em vigor que, desde agosto de 2019, passou a ser um dos principais requisitos para os produtores de frutas e hortaliças frescas. “Por meio da parceria com a Bayer, a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) é responsável por promover o treinamento e estimular também a participação de integrantes da cadeia varejista. “Nosso objetivo é que as frutas e hortaliças in natura, destinadas ao consumidor brasileiro, sejam rastreadas– desde a produção até o consumidor final e que o produtor esteja preparado para fazer esta rastreabilidade. Acreditamos que essas iniciativas são essenciais para garantir alimentos seguros e saudáveis à mesa dos brasileiros”, explica Oliveira.

A ação é uma iniciativa da Bayer junto com mais de 20 empresas globais e locais da cadeia de alimentos. O programa facilita o acesso aos mercados locais, regionais e internacionais, oferecendo diferentes serviços educacionais que suportam os agricultores em todo o mundo.

“A parceria entre a Bayer e o IICA tem como foco o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida e das condições produtivas dos produtores rurais. Um dos resultados práticos desta união é criação e oferta deste curso. Com ele, conseguimos avançar a nossa ação no meio rural, apoiando diretamente os trabalhadores que, com a capacitação, poderão se adequar às novas regras e às boas práticas adotadas globalmente”, avalia o representante do IICA no Brasil encarregado, Christian Fischer.

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar pessoas apoiando-as para superar os maiores desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional. Além disso, a companhia visa criar valor por meio da inovação e crescimento. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e a marca Bayer representa confiança, credibilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2019, com cerca de 104 mil colaboradores, obteve vendas de € 43.5 bilhões. Os investimentos totalizaram € 2,9 bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 5,3 bilhões. Para mais informações, acesse www.bayer.com.br.

Website: http://www.bayer.com.br