Bebês reborn de alto realismo entram no gosto dos adultos

São Paulo 11/1/2021 –

O trabalho artesanal envolvido na produção de bonecas realistas – os bebês reborn – atrai cada vez mais adultos. Os artesãos podem levar meses para completar um trabalho, mas cobram altos valores pela sua expertise

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o artesanato é uma atividade importante para a economia de mais da metade dos estados brasileiros. No total, 67% deles contam com o trabalho dos artesãos como parte da sua geração de renda.

Desde 2015, a profissão é reconhecida por lei e, de acordo com dados fornecidos pelo IBGE, movimenta R$ 50 bilhões por ano. Esse ambiente se torna propício, portanto, para o exercício criativo e a exploração artística.

Dessa maneira, nos últimos anos, surgiram diversos nichos de produção, como os bebês reborn. Longe de ser brincadeira de criança, os bebês reborn têm conquistado cada vez mais espaço entre adultos que prezam pela riqueza de detalhes.

O que é um bebê reborn?

Um bebê reborn é, na verdade, um boneco hiper-realista, projetado por artesãos para se assemelhar a um recém-nascido humano nos mínimos detalhes. No entanto, eles nem sempre foram sinônimo de um artesanato tão realista. A tradição remonta aos tempos da Segunda Guerra Mundial, quando as mães reformavam as bonecas de suas filhas de maneira artesanal para cortar custos. O processo dava uma nova vida para os brinquedos, que passaram a ser chamados de reborn – na tradução livre do inglês, renascido.

Atualmente, o processo é mais profissional. Os artesãos podem passar semanas, e até meses, trabalhando em uma boneca do tipo. Muitas vezes, são usadas peças importadas, fabricadas em vinil ou silicone.

O detalhamento é por conta do profissional, que é o responsável por adicionar toques como veias, saturação das cores, dobras e manchas, tudo isso para assegurar o máximo realismo.
Como eles são produzidos?

Depois que o bebê é pintado, o material é levado ao forno. Esse processo é crucial para garantir a durabilidade, fixando os pigmentos. É comum que essas bonecas sejam encomendadas, demandando traços específicos. Nesse caso, o cliente escolhe, por exemplo, a cor dos olhos, do cabelo, o gênero do bebê e até suas roupas.

Por fim, são implementados os olhos, cílios e detalhes como unhas, cabelos e mais. Também é usual que essas bonecas sejam acompanhadas por conjuntos de roupas extras e acessórios típicos de bebês.

Quanto custa um bebê reborn?

O preço de um produto como esse depende bastante de seu nível de detalhamento. Esses são itens de produção artesanal, feitos à mão e, por isso, não podem ser encontrados com tanta facilidade.

Todos esses fatores contribuem para que o preço, frequentemente, supere a faixa de mil reais. O custo pode ser ainda maior dependendo dos requisitos do cliente e do grau de personalização.

Pessoas interessadas em comprar bebês reborn pela Internet podem encontrá-los em algumas lojas online, como a Loja de Bonecas, por exemplo. Eles são itens muito procurados por adultos, tanto aqueles que desejam presentear crianças quanto os que fazem coleções.

Website: https://lojadasbonecas.com.br/