Belo Horizonte e Rio de Janeiro estão entre as 105 cidades reconhecidas pelo CDP por sua liderança climática

Rio de Janeiro 28/2/2020 –

Belo Horizonte e Rio de Janeiro são as cidades brasileiras reconhecidas como líderes globais em ações e transparência climática, conquistando lugar na A-List de cidades do CDP. No ano passado, 43 cidades foram reconhecidas por sua liderança e transparência climática, em comparação com 105 neste ano, 65% das quais são recém-participantes.

A pontuação (Score) do CDP foi elaborada para incentivar as cidades a aumentar sua ambição e ação relacionadas à mudança do clima. O Score basea-se nos dados reportados por mais de 850 cidades por meio do Sistema de Reporte Unificado CDP-ICLEI em 2019, e na metodologia de avaliação.

Por meio da plataforma unificada, as cidades medem e reportam dados ambientais importantes, tais como suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), vulnerabilidades relacionadas ao clima e ações para reduzir as emissões e se adaptar aos riscos. Elas são classificados de ‘A’ a ‘D-‘ com base na transparência, qualidade desses dados e no nível da ação adotada.

Para pontuar em “A” a cidade precisa apresentar um inventário de GEE, demonstrar melhores práticas em adaptação e mitigação, ter definidas metas ambiciosas e realistas e demonstrar progresso para atingir essas metas. Por fim, apresentar planos estratégicos e abrangentes para assegurar que as ações que estão adotando reduzirão os impactos climáticos e a vulnerabilidade dos cidadãos, empresas e organizações instaladas na cidade. Todas essas informações, para a América Latina, foram validadas pelo nosso parceiro local para score SASA SA Servicios Ambientais.

As cidades da A-List estão realizando três vezes mais ações climáticas do que as cidades que não se encontram nessa lista. Isso representa cinco vezes mais ações para reduzir emissões e conter o aquecimento global, e duas vezes mais para se adaptar aos riscos climáticos atuais, desde inundações a ondas de calor.

“No ano da COP 26, a atenção do mundo é voltada para os governos estaduais para aumentar seus compromissos de redução de carbono. As cidades, no entanto, estão em uma posição única para realizar ações urgentes. Estas 105 cidades demonstram como fazer, dando um exemplo a ser seguido por outras, e nós as parabenizamos por sua posição de liderança”, comentou Kyra Appleby, diretora global de cidades, estados e regiões do CDP.

“Os municípios latino-americanos deverão suportar grande parte do impacto do aquecimento global, levando os governos municipais a ter um papel importante nas atividades de gerenciamento de riscos climáticos e redução das emissões, uma vez que seus efeitos são sentidos no nível local. Na edição CDP Cities 2019, tivemos 9 cidades da nossa região fazendo parte da A-List, enquanto em 2018, tivemos apenas uma cidade. Os desafios são enormes, mas podemos perceber através dos resultados e análises não somente dessas cidades, mas das demais 295 participantes, que os municípios estão dando uma resposta positiva no enfrentamento das mudanças climáticas”, completa Andreia Banhe, gerente CDP América Latina cidades, estados e regiões.

Exemplos de liderança climática de cidades incluem:

• Grande Manchester: a cidade estabeleceu a meta de se tornar neutra em carbono até 2038 – 12 anos à frente do governo do Reino Unido. Uma meta que exige reduções anuais de emissões de 15%. A cidade está trabalhando para adicionar pelo menos 45 MW extras de eletricidade gerada localmente e renovável à rede até 2024.

• Vitória-Gasteiz: lançado em 2014 – Plano FUTURA. O plano possibilitou o município reduzir o consumo de água per capita em mais de 34% até agora neste século, de 302 para 198 litros por habitante por dia. Ao longo desta década, a cidade investiu 1,16 milhão de euros, na gestão eficiente do ciclo integral da água, para garantir a prestação de um serviço público de qualidade, ambiental e economicamente sustentável.

• Petaling Jaya: estabelecendo uma meta de redução de 4 kg tCO2 por ano para edifícios residenciais, a cidade oferece descontos de avaliação nas contas de serviços públicos aos proprietários que administram suas propriedades de maneira sustentável. O único conselho local na Ásia a lançar esse incentivo para os proprietários de imóveis, a Iniciativa de Baixo Carbono e Verde de Proprietários de Casas Petaling Jaya renunciou a RM414.380 ou US $ 1101.700 para 1.240 famílias na cidade até 2018.

• Fayetteville: um dos 125 signatários das cidades do acordo “Ainda estamos em”, Fayetteville se comprometeu a converter todas as instalações em 100% de energia renovável até 2030 e reduzir as emissões em toda a comunidade em 40% em 2030 e 80% em 2050.

• Monteria: vulnerável a inundações extremas, a cidade amplia seu espaço verde urbano. Lançado em 2016, o programa “Cem Mil Árvores” estabelece a meta de plantar esse número preciso em Monteria. Apoiados por várias empresas, incluindo a Veolia, 80.500 foram plantadas ao longo das margens do rio Sinu e outras áreas de alto risco.

• Cidade do México: o Governo da Cidade do México envia resíduos domésticos inorgânicos com alto valor calórico para uma fábrica de cimentos ao invés de lançá-los em aterros. Além de reduzir custos, há uma estimativa de redução de emissão de mais de 470 mil toneladas de CO2 o que equivale a quase 100 mil veículos a menos na cidade.

• Rio de Janeiro: a captura de biogás nos aterros que receberam e/ou recebem resíduos da cidade deixou de emitir cerca de 30% das emissões de metano do aterramento de resíduos do ano de 2017, o que equivale aproximadamente a emissão de 256 mil carros por 1 ano; e uma parcela desse biogás substituiu parte do gás natural usado por uma refinaria em um município vizinho.

• Merida: nos dois últimos anos, dos 100% de consumo de eletricidade do município, 59% vieram de energia totalmente limpa.

Desde o lançamento da plataforma de reporte para cidades em 2011, o número de Cidades que divulgaram seus dados ao CDP aumentou de 48 para 850 atualmente. Esse aumento acentuado reflete o número crescente de cidades que tomam medidas para liderar a transição para uma economia sustentável de baixo carbono.

Website: https://www.cdp.net/pt/la-pt