BH recebe especialistas internacionais em inovação

UFMG – Belo Horizonte, Minas Gerais 15/3/2013 –

O crescimento econômico e a presença de grandes Universidades fez de Minas Gerais o primeiro Estado a receber uma série de workshops internacionais sobre inovação que acontecerá a cada ano em um país diferente. A iniciativa é do professor da UFMG, Dr. Marcos Pinotti, que é o idealizador do evento. A primeira edição do evento acontecerá entre os dias 18 e 21 de março na UFMG e é fruto de uma parceria entre o Sistema Mineiro de Inovação (SIMI), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), a Eisenhower Fellowships e a UFMG.

O objetivo do workshop, segundo o prof. Marcos Pinotti,. é divulgar a cultura de inovação entre as empresas. “Identificamos que uma maneira de disseminar a ideia de inovação e fazer com que ela gere resultados rápidos é trabalhando junto aos clusters, também conhecidos como Arranjos Produtivos Locais (APLs)”, explica. Os arranjos produtivos locais são aglomerações de empresas em um mesmo território, que mantém vínculos de articulação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais.

Presença internacional

O evento contará com a participação de especialistas internacionais que trarão estudos de casos de outros países e apresentarão lições para as empresas brasileiras. É o caso, por exemplo, da russa Dra. Evgeniya Shamis, especialista na formação de clusters de caráter global e sustentável. Shamis é autora do livro “On Clusters in Simple Words”, algo como “Sobre clusters em simples palavras”, em que aborda a experiência da Rússia, Inglaterra e dos EUA na formação de arranjos produtivos.

Outro participante é o israelense Yossi Offer, Diretor de projetos da Tag International Development, ONG que atua estrategicamente no desenvolvimento local de comunidades. Yossi coordena projetos na África, Ásia e países da extinta União Soviética em áreas como agricultura, desenvolvimento econômico, educação e saúde da mulher.

Inscrições abertas

Acesse a programação completa e faça sua inscrição clicando aqui. Cabe lembrar que todo o evento contará com tradução simultânea.

Website: http://www.four-i.net/innovation/index.html

Web Site: