Biblioteca digital se consolida como modelo flexível e confiável para instituições de ensino superior e ultrapassa os R$ 120 milhões de receita acumulada

11/12/2019 – Com o fácil acesso à internet, a biblioteca digital se torna o modelo mais apreciado no mundo pela conveniência proporcionada a alunos e professores.

Em 2019, a Minha Biblioteca chegou a 11.000 títulos de 12 grandes editoras acadêmicas e 15 selos editoriais, além de um total de 470 contratos ativos, que acumulam uma receita bruta de R$ 120 milhões desde a sua fundação. Neste ano, a plataforma também registrou mais de 126 milhões de páginas lidas por aproximadamente 3 milhões de universitários.

Com os avanços da internet, das tecnologias e a proliferação dos smartphones, as bibliotecas físicas deixaram de ser a única fonte de informação para os estudantes das instituições de ensino superior. Neste cenário, a biblioteca digital se tornou uma nova possibilidade de disseminar o conhecimento e aumentar o acesso aos livros acadêmicos.

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o Brasil tem 230 milhões de smartphones em uso. Já o número de computadores, notebooks e tablets no país é de 180 milhões. Com diversas opções de dispositivos, tanto professores como estudantes podem usufruir dos benefícios da biblioteca digital.

Afinal, basta estar conectado com a internet para ter acesso a um amplo catálogo de livros de várias áreas do conhecimento a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso garante facilidade, praticidade e flexibilidade para todos os envolvidos na educação superior, cada vez mais conectados ao mundo digital. 

Em poucos cliques, um aluno em sua casa pode, por exemplo, consultar dois ou três livros para realizar um trabalho acadêmico, tirar dúvidas ou estudar para a realização de uma prova. Enquanto isso, o professor, após as aulas do dia, pode preparar as próximas com o acesso online aos materiais disponíveis na biblioteca.

Inovação e qualidade do ensino

Com o acervo completo de livros digitalizados, o acesso instantâneo e todos esses benefícios, as bibliotecas digitais se consolidaram no mercado atual e são vistas como sinônimo de conveniência, já que quebram as barreiras físicas, otimizam o tempo dos alunos e facilitam os estudos. 

Mas as vantagens não param por aí. As bibliotecas online também são responsáveis por melhorar a qualidade do ensino e a aprendizagem, pois garantem um conteúdo confiável e de qualidade aos alunos e oferecem uma fonte complementar às instituições de ensino superior.

Assim, as plataformas digitais, como a Minha Biblioteca, trazem a tecnologia para dentro de sala de aula e utilizam diversas funcionalidades para aumentar o engajamento dos estudantes. Com a inovação gerada pela biblioteca, é possível aumentar a retenção de alunos, evitar a evasão no ensino superior e melhorar a imagem da instituição.

“Essa iniciativa proporciona aos estudantes conhecimento de forma legal e sustentável. A parceria entre as grandes editoras acadêmicas nacionais é fundamental para oferecer conteúdo de qualidade às instituições e aos alunos”, afirma o diretor executivo da Minha Biblioteca, Richardt Rocha Feller.

Credibilidade do conteúdo da biblioteca digital

Outra vantagem desse modelo de biblioteca é a credibilidade e confiabilidade do conteúdo. Isso porque, hoje em dia, é muito comum pesquisar informações na internet. Mas nem sempre se sabe a fonte do material ou é possível encontrar obras completas. 

No entanto, com uma biblioteca virtual reconhecida, como a Minha Biblioteca, você terá acesso aos títulos mais importantes de cada disciplina. 

O acervo da Minha Biblioteca também é constantemente renovado para versões mais atuais. Ou seja, está alinhado de acordo com as mudanças nas leis no caso do Direito ou com novos procedimentos médicos que foram desenvolvidos. E, para manter o catálogo cada vez mais completo, novas obras são adicionadas periodicamente.

Com isso, a biblioteca virtual se posiciona como uma alternativa à pirataria e ao uso de cópias de livros em sala de aula, já que cada aluno pode acessar o material do seu próprio dispositivo. “Queremos disponibilizar uma tecnologia simples e acessível para professores e estudantes”, explica Feller.

Importância da Minha Biblioteca para as instituições de ensino

Sem dúvida, a plataforma online facilita a vida dos alunos, bibliotecários e professores, com acesso fácil, rápido e simultâneo aos conteúdos mais confiáveis, sem filas de espera e multas das bibliotecas tradicionais.

Além disso, a Minha Biblioteca possui funcionalidades como anotações, realce de cor, marcação de página e pesquisa por palavra-chave, que ajudam a estimular a aprendizagem e favorecem a retenção de alunos.

A biblioteca digital também ajuda no reconhecimento e credenciamento de cursos presenciais e a distância, já que garante o cumprimento das exigências do Ministério da Educação (MEC) em processos de avaliação. Com a disponibilidade dos principais livros em versão digital, sempre atualizados e com a praticidade de acessos, a instituição tem maiores chances de aumentar a nota de avaliação.

”Além de fortalecer o aprendizado e retenção dos alunos, as universidades que utilizam a Minha Biblioteca são melhor avaliadas pelo MEC por democratizar o uso do acervo, provendo funcionalidades que facilitam os estudos, pesquisas e consultas em qualquer dispositivo com internet, aquisição de novos títulos, atualização mensal e integração com mecanismos de buscas, sistemas de gestão do acervo e ambientes de aprendizagem virtual”, comenta Mirian Rocha, bibliotecária e assessora educacional

Mais de 11 mil títulos acadêmicos

Desenvolvida para ser a melhor solução digital de e-books para universidades, a Minha Biblioteca foi criada em maio de 2011 a partir de um consórcio entre as principais editoras acadêmicas do Brasil: Grupo GEN, Grupo A Educação, Editora Manole e Saraiva Educação.

Hoje, a inovadora plataforma de livros digitais é utilizada por mais de 800 instituições de ensino superior e apoia cursos presenciais e a distância. 

Com o amplo acervo multidisciplinar, a Minha Biblioteca possui mais de 11.000 títulos técnicos, acadêmicos e científicos, em português, divididos em 7 catálogos: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Artes & Letras, que atendem à bibliografia de mais de 250 cursos de graduação.

A Minha Biblioteca ainda incorporou o catálogo com mais de mil títulos em português da Elsevier que cobrem uma grande diversidade de disciplinas e incluem tanto autores brasileiros quanto carros-chefes estrangeiros, como Netter, Guyton, Cecil, Sabiston, Potter e Krause (todos na área da saúde).

Website: http://www.minhabiblioteca.com.br

Web Site: