Bioconstrução: qual é o conceito e quais são os benefícios

São Paulo 3/12/2020 – Uma das primeiras etapas de um projeto de bioconstrução é entender quais são os materiais disponíveis na região e de que forma eles podem ser aproveitados.

O meio ambiente é cada vez mais afetado pelo homem, já que a busca por novas tecnologias e geração de lucros para grandes empresas está longe de acabar. Quando o assunto é sustentabilidade, é fato que a construção civil é uma das atividades que mais consome energia e recursos naturais no mundo.

O que é Bioconstrução?
A bioconstrução é uma forma de construir que tem como princípio causar o menor impacto ambiental possível. Isso é feito tanto na implantação, quanto na escolha dos materiais utilizados. Além disso, há o uso de uma integração paisagística no entorno do projeto. Esse projeto é feito de modo a privilegiar o uso de técnicas da arquitetura vernacular. Algumas delas possuem centenas de anos de história.

Sua principal característica é o uso de materiais do próprio local. Assim, as pessoas devem diminuir os gastos com fabricação e transporte e, as habitações são construídas com custo reduzido oferecendo, também, conforto térmico. A fim de promover a bioconstrução, o Ministério do Meio Ambiente disponibiliza de forma gratuita, online, uma cartilha para que haja a capacitação e informação sobre o tema e suas metodologias.

A bioconstrução costuma ser confundida com a arquitetura vernacular. Sem dúvida, as técnicas construtivas utilizada no passado estão presentes na bioconstrução, mas elas evoluíram e hoje oferecem mais segurança e conforto aos moradores.

Como planejar a Bioconstrução?
Ao optar por essa forma de construção, o arquiteto, engenheiro ou profissional da área deve atentar-se a alguns detalhes, como:
– Uso Passivo dos Recursos Naturais;
– Uso de Materiais Ecológicos;
– Gestão dos Resíduos;
– Paisagismo exuberante.

Vantagens da bioconstrução:
– Redução de geração de resíduos
– Redução do consumo energético
– Redução dos riscos de incêndio
– Troca de conhecimentos na comunidade
– Preservação do meio ambiente

Permacultura e a bioconstrução
A bioconstrução está diretamente ligada à permacultura. Trata-se de uma atividade, considerada por muitos como uma filosofia de vida, que procura produzir recursos básicos para o ser humano sem agredir a natureza.

Quais são as etapas de um projeto de bioconstrução?

Estudo e aproveitamento dos materiais locais
Uma das primeiras etapas de um projeto de bioconstrução é entender quais são os materiais disponíveis na região e de que forma eles podem ser aproveitados. Deve-se levar em conta o clima, o tipo de solo, localização do terreno, entre outros fatores. Por exemplo: um projeto de bioconstrução realizado na região sul do Brasil deve ter materiais e técnicas diferentes de uma moradia construída no nordeste

Gerenciamento de tratamento de resíduos
Em um projeto de bioconstrução são considerados resíduos restos de comida, lixo seco (plástico, papéis, latas), água, restos da obra e até mesmo a urina e fezes dos moradores. Esses materiais podem ser reaproveitados para gerar novos recursos para os moradores, em um ciclo fechado.

Cuidados com o conforto térmico e proteção da chuva
As casas com bioconstrução são feitas com vários materiais permeáveis como adobe, madeira, bambu, entre outros. Diante desse contexto, os profissionais envolvidos devem estudar o melhor tipo de telhado para evitar a infiltração da água da chuva.

Website: https://www.sitiopema.com.br/