Black Friday: planos de celular mais acessíveis a partir de novembro

São Paulo, SP 30/10/2019 –

Com a Black Friday se aproximando, diversas empresas têm ajustado seus preços para aproveitar o embalo dessa data que já se tornou obrigatória no calendário comercial do Brasil. Essa tendência acompanha os números do último levantamento do IPC-S, (Índice de Preços ao Consumidor-Serviços) onde houve uma deflação média no país. Em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, se observa a redução no preço em 0,02% e 0,17% respectivamente.

Levando isso em conta, é importante analisar cada oferta de Black Friday nas vitrines e principalmente online, onde as chances de encontrar fraudes aumentam. Segundo Ana Szasz, líder comercial da Ebit, o brasileiro tem migrado das lojas físicas para as prateleiras virtuais. “O consumidor passou a acreditar que há promoções reais e se prepara para elas. Quer aproveitar a promoção. Está acostumado com a data e tem passado a confiar um pouco mais nas promoções divulgadas pelos varejistas”

Mesmo assim, é importante se atentar ao contratar qualquer serviço. Pesquisar, comparar e saber exatamente o que vai embarcado nesse plano novo de celular. Rafael Zanatta, do Instituto de Defesa do Consumidor (IDC), ressalta que “​Muitas vezes não fica claro o tempo de validade do pacote de dados (da internet). O cliente acredita que terá redes sociais funcionando sem cobrança, mas nem todas as funcionalidades são sem tarifa. Exemplo: não são cobradas mensagens de texto, mas o cliente paga por vídeos e fotos.”

Há também o fato de cada operadora vender seus produtos dando nomes diferentes, mas que em geral são serviços iguais ou similares aos da demais operadoras. Entre elas: ​Internet sem bloqueio, ligações ilimitadas, DDD sem custo adicional, roaming grátis e os serviços adicionais, como apps, que fazem parte do plano (os chamados SVAs – Serviços de Valor Agregado). Em dados da Fundação Procon de 2018, a maioria das reclamações (34,23%) foi em relação à propaganda enganosa. Ou seja, preços muito diferentes do que foi anunciado ou serviços ausentes nos planos.

Portanto, olho vivo nessa Black Friday!

5 características a serem verificadas antes de contratar um plano de celular na Black Friday.

Internet 4G sem bloqueio

Geralmente, operadoras bloqueiam a Internet ao atingir o limite da franquia de dados. Só que hoje já se encontram planos de celular em que a Internet não é bloqueada. Funciona assim: apesar de contratar em franquias de GB para uso, como 4, 10, 20GB, ao ultrapassar essa barreira ela não será desligada. Mas seguirá em velocidade reduzida (128/256 kbps). Se precisar voltar à velocidade normal é só comprar mais pacotes de Internet, ainda que essa conexão mais lenta possibilite conversar em apps de mensagens, utilizar serviços de mapas e serviços de motoristas.

Ligações ilimitadas

Muitas operadoras ainda cobram pelos minutos de ligações. Só que ligar sem se preocupar com o tempo das chamadas já é realidade. Afinal, isso já é praxe do mercado de telecomunicações e não justifica pagar caro por minutos adicionais.

DDD sem custo adicional

Verificar se a operadora permite ligações à longa distância sem custo adicional é um fator importante para quem quer economizar. Especialmente para quem tem o celular como escritório e está sempre viajando por diversas regiões do país.

Roaming grátis

Ficar fora da área de cobertura é um transtorno para muita gente. Dá aquela dúvida se ao ligar terá que pagar taxas adicionais. Nessas horas, é necessário checar se não haverá cobranças para esse tipo de ligação, antes de contratar uma operadora. Tem operadoras que não cobram por chamadas fora do local de origem. Tanto recebendo, quanto fazendo ligações.

Serviços e benefícios embutidos no plano

As operadoras oferecem vantagens para seus clientes utilizarem, que muitas vezes são mal informadas. São apps e serviços como entretenimento, bem-estar, informação e clubes de desconto. Para aproveitar o máximo do plano contratado esses aspectos são sempre importantes de serem verificados.

Website: https://agiliza.nextel.com.br