Bloco do Caxambu revive Carnaval de rua em São José dos Campos

São José dos Campos, São Paulo 4/2/2020 –

No dia 08 de fevereiro, o Bloco do Caxambu abre alas para o pré-Carnaval no Vale do Paraíba. Inspirado nos blocos de rua do Rio de Janeiro, o grupo tem o propósito de reunir pessoas para se divertirem ao som de instrumentos de percussão sem a necessidade de um trio elétrico. Para o desfile, o Bloco reúne ritmistas, foliões e entusiastas na Avenida Anchieta, em São José dos Campos, com muita música e diversão para toda a família, em espírito de um verdadeiro bloco de rua “raiz”. 

A primeira edição do Bloco aconteceu em 2016, quando Rodolfo Silva, conhecido como Caxambu, apelido que dá nome ao grupo, convidou amigos para fazer música pelas ruas da cidade. “O Bloco nasceu como um sonho de fomentar a cultura de festa de rua na região”, explica Rodolfo. O que começou como uma brincadeira fundada por ele e o amigo Juliano Gouvêa, cresceu: em 2019, o Bloco se profissionalizou com a entrada do carioca Rodrigo França, mestre de bateria que agregou o Bloco Comigo Ninguém Pode ao projeto, Leandro Mendonça, entusiasta da música, e Gabriel Dória, líder da Bateria da Rapina.

Agora com estrutura para formar ritmistas e encorpar o time, o grupo passou a dar aulas de iniciação musical e de percussão a pessoas que nunca haviam tocado um instrumento musical.  O repertório de marchinhas e músicas que percorrem do samba ao funk mostrou aos alunos que tudo é possível e que Carnaval é palco da democrática diversidade. O propósito ganhou força e se espalhou, levando 1.200 foliões para a Avenida São João no ano passado, fazendo história em São José. 

Roseli Lemme, 53, Consultora Pedagógica, uma das integrantes, escolheu o tamborim para se aventurar nas aulas de percussão e agora se prepara para o dia do desfile. “Pude perceber que não se tratava apenas de oficinas de musicalidade, mas há uma preocupação em consolidar ações que venham contribuir para a identidade cultural joseense”, explica. Em 2020, o Bloco já esgotou a venda de 1.000 abadás e espera cerca de 3.000 pessoas para o dia do desfile.

O Bloco do Caxambu é patrocinado por Vila Anchieta/BroWe, Varanda Espetinhos, BlackFlag Bar, SantOnofre, Tanqueray, Cervejaria Three Lions, Fazol Urbanova, Prime Corretora de Seguros, Mova C Pilates, Churraskilo, Célia Ferreira Corretora de Imóveis, Fl Sani Express Locações e Eventos. Apoiadores: MBM Comunicação, Novotel, Ronaldo Academy, Republic C.A, JL Saraiva Transportes e Bee Colaborativa. Parceiro: Maori Filmes.

 

DESFILE PRÉ-CARNAVAL BLOCO DO CAXAMBU

Data: 08 de fevereiro (sábado)  | 13h às 18h30| Percurso: Avenida Anchieta
Público: adultos, jovens e crianças
After: SantOnofre

Website: https://www.instagram.com/blocodocaxambu/

Web Site: