Blog produzido por médico anestesista auxilia pacientes a superarem o medo da anestesia

São Paulo, SP 24/6/2020 – Lembro-me de uma ocasião em que recebi um senhor que iria fazer uma cirurgia cardíaca. Adivinhe qual era o medo dele? Da cirurgia? Não. Da anestesia.

Quem precisa se submeter a uma cirurgia sabe das dúvidas que surgem, além de ter de lidar com uma enorme ansiedade.

Só de pensar em anestesia, muitos pacientes sentem um enorme frio na barriga. E, além disso, ficam com medo de nunca mais acordarem da anestesia geral

Sim, essa é uma situação muito desagradável para quem precisa fazer cirurgia. 

Sem dúvida, a anestesia é o que causa mais medo nos pacientes quando vão operar. E o temor de não acordar da anestesia geral pode ser tanto que leva alguns pacientes a adiarem cirurgias importantes por receio dos efeitos colaterais.  

“Claro, o receio da anestesia é compreensível porque tudo que desconhecemos gera ansiedade e apreensão”, observa o Dr. Fernando Pereira, médico anestesiologista. 

Foi pensando em ajudar os pacientes nessa jornada que o Dr. Fernando criou o site Anestesia Geral, no qual traz informações em uma linguagem simples e direta sobre o universo da anestesia e cirurgia. 

Abaixo, ele conta um pouco sobre sua inspiração para o projeto:

“No meu dia a dia, lido com muitos pacientes que chegam ansiosos e com medo. Muitas vezes, não pela cirurgia, mas pela anestesia. Lembro-me de uma ocasião em que recebi um senhor que iria fazer uma cirurgia cardíaca, ou seja, iria fazer um procedimento no qual seu coração iria ficar parado por 1 hora, para que o cirurgião fizesse um reparo na artéria do coração. Adivinhe qual era o medo dele? Da cirurgia? Não. Da anestesia. Ele passou a semana que antecedia a cirurgia extremamente ansioso, a ponto de não dormir à noite. A sua pressão arterial aumentou muito e sua diabetes descontrolou por conta disso. Foi pensando nesses pacientes que resolvi criar o site Anestesia Geral, com o propósito de ajudá-los com informações sobre tudo que acontece no chamado período perioperatório (antes, durante e após a cirurgia). Acredito que informação de qualidade aumenta o conhecimento das pessoas e isso gera segurança e tranquilidade. Então, essa será minha missão no site Anestesia Geral: levar informação confiável para prover saúde e bem-estar aos pacientes.”   

Certamente, é uma proposta interessante, pois o universo da anestesia é desconhecido por muita gente e uma iniciativa como essa ajudará a popularizar a anestesiologia e a torná-la mais conhecida do público em geral.

E hoje, cada vez mais, os pacientes obtêm conhecimento dos seus problemas de saúde e participam ativamente das decisões de tratamento. Ficou no passado aquela situação em que o médico apenas informava ao paciente qual seria o tratamento, com pouca participação do doente.

Claro, para tomar uma decisão, é preciso estar apoiado em fontes confiáveis e seguras. Por isso, a importância de selecionar bons canais de informação na internet, já que em um universo tão grande de conteúdo de saúde, existe, obviamente, muita notícia sem credibilidade.

Assim, um projeto como esse é bem-vindo, pois os pacientes poderão ter acesso a informação correta para esclarecer todas as dúvidas quando for se submeter a algum tipo cirurgia. 

Website: https://anestesiageral.com/

Web Site: