Brasil conhecerá seus melhores cafés especiais em 19 de outubro

Lavras, MG 14/10/2019 – Apesar das adversidades climáticas e de uma safra menor este ano, o Brasil segue revelando cafés espetaculares

Fase internacional do Cup of Excellence conta com 40 amostras, de 10 origens produtoras, que disputam o título de melhor grão especial do país na safra 2019

Os melhores cafés especiais brasileiros da safra 2019 serão revelados no próximo sábado, 19 de outubro. O júri nacional do Cup of Excellence – Brazil 2019 selecionou, na semana passada, 40 amostras, de 10 origens produtoras, que se classificaram para a Fase Internacional do principal concurso de qualidade do mundo, que é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

Esses lotes serão reavaliados, entre amanhã e sexta-feira, dia 18, nas instalações do Núcleo de Estudos em Pós-Colheita do Café da Universidade Federal de Lavras (Ufla), por juízes dos principais países compradores do mundo e os 30 melhores, que receberem nota igual ou superior a 87 pontos, serão eleitos vencedores. O concurso também definirá os Campeões Nacionais, que serão os cafés que receberem nota superior a 85 pontos e ficarem em colocação abaixo dos vencedores.

A região que obteve maior destaque com amostras classificadas para a Fase Internacional foi a Indicação de Procedência da Mantiqueira de Minas, com 10 lotes. Na sequência, vêm Sul de Minas, com nove amostras; Denominação de Origem do Cerrado Mineiro, com seis cafés; Chapada Diamantina (BA), com cinco lotes; Matas de Minas, Chapada de Minas, Campo das Vertentes (MG) e Indicação de Procedência da Alta Mogiana Paulista (SP), com duas amostras cada; e Média Mogiana (SP) e Montanhas do Espírito Santo, com um lote cada. Confira a relação completa no site da BSCA: http://brazilcoffeenation.com.br/contest-edition/show/id/15.

“Apesar das adversidades climáticas e de uma safra menor este ano, o Brasil segue revelando cafés espetaculares. Certamente o júri internacional se surpreenderá e teremos um resultado excelente no Cup deste ano”, comenta a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira.

No ano em que celebra duas décadas e retorna à origem de sua criação, em Lavras (MG), o Cup of Excellence – Brazil 2019 tem como entidades anfitriãs a Ufla e a cooperativa SanCoffee. Os campeões do concurso participarão de disputado leilão internacional, via internet, no dia 26 de novembro. Em 2018, o preço pago pela saca de 60 kg do campeão foi equivalente a R$ 73 mil (US$ 143 por libra-peso), valor que representou, no dia do pregão, expressiva alta de 13.180% na comparação com o fechamento da Bolsa de Nova York, principal plataforma de comercialização do café no mundo.

BRAZIL. THE COFFEE NATION
O Cup of Excellence – Brazil 2019 integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela BSCA e pela Apex-Brasil com foco na promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá até maio de 2020, tendo como mercados-alvo: (i) Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, Taiwan (Formosa) e Turquia para os cafés crus especiais; e (ii) Argentina, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail [email protected].

SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços nacionais no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência atua, ainda, de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) ao país com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas nacionais e do Brasil.

Mais informações para a imprensa
BSCA – Assessoria de Imprensa
Paulo André Kawasaki