São Paulo, SP 18/12/2019 – O país ocupou o segundo lugar no ranking da Voxnest, atrás apenas da Argentina, com um incremento de 85% na comparação entre janeiro e novembro
O ano de 2019 foi considerado por muitos como “o ano do podcast no Brasil”. Nos últimos 12 meses, milhões de pessoas de todas as faixas etárias passaram a ter contato com um formato de mídia que até então era reservado aos mais geeks. Se nos Estados Unidos esta mídia já ultrapassou a barreira do mainstream, no Brasil o podcast vive o seu boom em termos de produção e interesse por parte do público, que passou a descobrir um novo jeito de consumir conteúdo em áudio.
Empresas da indústria do áudio, atentas ao fenômeno global do podcast, anunciaram investimentos, aquisições e expansões em 2019. O Spotify, por exemplo, escolheu a capital paulista para sediar a primeira edição global do Spotify For Podcasters Summit – um evento 100% focado em podcasts que promoveu mais de 50 atividades gratuitas e reuniu centenas de produtores de conteúdo.
A Voxnest, empresa americana de tecnologia em áudio, identificou grandes oportunidades no mercado brasileiro e decidiu expandir a atuação do Spreaker – sua plataforma de criação, distribuição e monetização de podcasts – no país. E para encerrar o ano, lançou pela primeira vez uma edição brasileira do seu anual State of the Podcast Universe Report, até então lançada apenas em inglês.
Com dados coletados entre janeiro e novembro de 2019, o relatório de 20 páginas apresenta informações sobre produção, idioma, categorias de shows, categorias mais reproduzidas por hora, uso de dispositivos, plays versus downloads, monetização por ads programáticos e as 10 cidades brasileiras que mais ouviram podcasts em 2019.
Como era de se esperar, o Brasil aparece muito bem colocado na categoria produção de podcasts em nível global. O país ocupou o segundo lugar no ranking da Voxnest, atrás apenas da Argentina, com um incremento de 85% na comparação de janeiro e novembro.
O relatório também apresenta tendências, rupturas da indústria em 2019, desafios e uma previsão do que vem por aí em 2020.
Para acessar a versão completa do relatório, clique aqui.
Website: https://www.voxnest.com/