Brasil recebe a 18ª edição da Copa do Mundo Sub-17 de futebol

Goiânia, GO 30/10/2019 – Ao todo serão 52 jogos, 24 seleções, 3 cidades sede.

A Copa do Mundo FIFA Sub-17 ou Campeonato Mundial de Futebol Sub-17 é uma competição internacional de futebol para jogadores de até 17 anos de idade, organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).

A competição teve sua primeira edição em 1985 na China, tendo a Nigéria como o primeiro campeão. A Nigéria tornou-se a maior vencedora dessa competição com cinco títulos, vencendo nas edições de 1985, 1993, 2007, 2013, 2015, seguida pelo Brasil com três títulos – 1997, 1999, 2003.

A Copa do Mundo FIFA Sub-17 de 2019 é a décima oitava edição da competição. O evento teria como sede o Peru, pela segunda vez recebendo o torneio. No entanto em 22 de fevereiro de 2019 a Federação Peruana de Futebol anunciou sua desistência em sediar a competição por não conseguir cumprir com todos os requisitos exigidos pela FIFA.

O conselho da FIFA anunciou em 15 de março de 2019 o Brasil como substituto, marcando a primeira vez que o país recebe uma edição da categoria, entre os dias 26 de outubro e 17 de novembro. Em Zurique, foi realizado no dia 11 de julho o sorteio de grupos, totalizando 24 seleções classificadas de todos os continentes. As equipes classificadas são:  América do Norte, América Central e Caribe: Canadá, Estados Unidos, Haiti e México; América do Sul: Argentina, Brasil, Chile e Equador; Ásia: Austrália, Coreia do Sul, Japão e Tajiquistão; Oceania: Ilhas Salomão e Nova Zelândia; Europa: Espanha, França, Holanda, Hungria e Itália; África: Angola, Camarões, Nigéria e Senegal.

Como país sede, o Brasil não teve muito tempo para se organizar, mas escolheu dois estados e o Distrito Federal como sede das competições. As cidades sede são Brasília (DF), Goiânia (GO) e Vitória/ Cariacica (ES).

As vinte e quatro seleções classificadas e divididas pelo sorteio compõem seis grupos:

GRUPO A: Brasil, Canadá, Nova Zelândia, Angola; GRUPO B: Nigéria, Hungria, Equador, Austrália; GRUPO C: Coreia do Sul, Haiti, França, Chile; GRUPO D: Estados Unidos, Senegal, Japão, Holanda; GRUPO E: Espanha, Argentina, Tajiquistão, Camarões; GRUPO F: Ilhas Salomão, Itália, Paraguai, México.

O CEO do Grupo A Hora – Agência de Notícias e Conteúdo, o jornalista Fabricio Magalhães, ficou encarregado de cobrir a chegada e o desembarque de oito seleções na cidade de Goiânia em Goiás, uma das sedes da competição. Segundo Fabricio, ele se surpreendeu com o receptivo que a prefeitura de Goiânia preparou. “Foram oito dias de idas e vindas ao aeroporto Santa Genoveva de Goiânia, para receber as seleções de Angola, Equador, França, Coreia do Sul, Austrália, Hungria, Nigéria e Haiti, e fiquei impressionado com a estrutura montada para recepcionar as seleções para o mundial. No setor de desembarque, havia um grande tablado, violeiros e um grupo de Catira, dança típica da região”, relatou.

Pollyanna Campos Guimarães Néri, diretora de Promoção e Incentivo ao Turismo da Prefeitura de Goiânia e responsável pelas apresentações explicou que se tratava do projeto ‘Goiânia Bem Receber’ numa parceria com a INFRAERO, que tem como objetivo levar ao aeroporto de Goiânia, Santa Genoveva, artistas goianos e danças regionais, com a finalidade de mostrar a quem desembarca na cidade, um pouco da cultura local e dar as boas-vindas.

A jornalista e editora do grupo A Hora em Miami, Paula Tooths, que já atuou em grandes eventos internacionais, contou em entrevista que a produção na área esportiva não é uma tarefa fácil e neste processo, foi coautora de diversos boletins oficiais e releases.

A Copa do Mundo FIFA Sub-17, teve seu início no último dia 26 de outubro e terá a final do campeonato no dia 17 de novembro no Estádio Bezerrão em Gama no Distrito Federal. Ao todo serão 52 jogos, 24 seleções, 3 cidades sede.

Para o mundial, o Brasil escolheu 4 estádios com grandes estruturas a altura do campeonato: Estádio Waldir Campelo Bezerra “Bezerrão”, localizado na cidade GAMA (DF), com capacidade total para 20.239 torcedores, o estádio vai sediar 9 rodadas, 18 jogos, a abertura, oitavas de final, semifinais e a final. O Estádio Kleber Andrade, localizado em Cariacica (ES), com capacidade total para 20.535 torcedores, vai sediar 8 rodadas, 16 jogos, oitavas e quartas de finais. O Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, localizado em Goiânia (GO), com capacidade total para 12.846 torcedores, o estádio vai sediar 5 rodadas, 10 jogos, oitavas e quartas de final. E o Estádio Hailé Pinheiro, conhecido como “Estádio da Serrinha”, localizado em Goiânia (GO), com capacidade total para 10.130 torcedores, vai sediar 4 rodadas, 8 jogos e oitavas de final.

Que vença a melhor seleção!

Website: http://napautaonline.com.br/