Busca por treinamentos online cresce 65% durante a pandemia

6/8/2020 –

A Lean IT, empresa especializada em consultoria e treinamentos utilizando como base a filosofia de gestão lean, originada do Toyota Production System (TPS), apontou em levantamento recente um crescimento de 65% na busca por 28 treinamentos para capacitação na técnica. “A ideia, no geral, é enxergar o todo e eliminar os desperdícios, criando ambiente propício para se fazer kaizen, melhoria contínua”, afirma o head de Lean Transformation da empresa, Rodrigo Aquino. Entre os cursos com maior procura, “Lean IT – Formação de times ágeis” teve um incremento de 181%, enquanto o de OKR registrou um aumento de 44%.

Em oito anos de atividade, completados neste mês de julho, a Lean IT recebeu cerca de 2.300 pessoas nos cursos – 80% delas na faixa etária entre 25 e 45 anos, segundo Aquino. Outros 10% tinham menos de 25 anos, e os 10% restantes estavam acima dos 45 anos.

“A maioria participa dos cursos para melhorar o desempenho na empresa e, ao mesmo tempo, melhorar o currículo com a obtenção de certificação”, afirma Aquino, que tem 21 anos de experiência em TI e negócios, é bacharel em Ciências da Computação pela PUC-SP e possui MBA em Engenharia de Software pela USP. Atua nas áreas de office e serviços, TI, startups, manufatura, saúde, agronegócios, logística e construção.

Nas empresas, o objetivo do lean é fazer com que a execução de projetos seja mais enxuta, integrando setores e aproximando equipe de produção do cliente e das necessidades, oferecendo valor mais rapidamente para ele, a partir da otimização de processos, evitando desperdícios e obtendo ganhos de produtividade. Para isso, é necessário mudar a maneira como as pessoas trabalham e, consequentemente, a cultura da empresa.

Em setembro, a Lean IT vai abrir nova turma para certificação. “Com a transformação digital, ambientes de TI tornam-se cada vez mais suscetíveis a receber projetos e pedidos de mudanças constantes, aumentando os silos e desmotivando cada vez mais os colaboradores. A certificação acreditada lean IT capacita a resolver esses e outros problemas na raiz, transformando o participante em um profissional ainda mais valorizado no mercado”, diz Aquino.

Além desse curso, entre outros oferecidos estão os de ITIL – Preparatório para certificação, Introdução do Lean Thinking, Lean IT – Formação de times ágeis, Scrum – Teoria e Prática, Design Thinking – uma nova experiência ao usuário, Mapeamento de Fluxo de Valor, Lean Health Care , Lean BIM, Lean Office – Times ágeis no ambiente administrativo, Manutenção Lean e diversos treinamentos nos níveis iniciante, intermediário e avançado.

Atualmente, os treinamentos ocorrem apenas on-line, com duração de duas horas de aula por dia, durante um período que depende do curso. “A missão é disseminar a filosofia lean, tornando o ser humano cada vez mais eficaz no trabalho e na vida pessoal, ao aderir a novas e eficientes formas de fazer coisas da rotina”, acrescenta.