BuZum! está repleto de novidades pelo Brasil em 2020

São Paulo 12/2/2020 –

O ano promete ter muita cultura teatral, por meio dos ônibus da cia. de teatro de bonecos BuZum!, que circulará ao todo oito estados pelo país (São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina), com aproximadamente 200 dias de espetáculos até dezembro.

Este ano a cia. ampliará a oportunidade para muitos que ainda não conseguiram apreciar os espetáculos, ou aqueles que querem conhecer as estreias e se divertirem bastante. O BuZum! ficará mais tempo em cada cidade, com muita alegria envolvendo suas histórias encantadoras.

O grupo já percorreu vários estados do país, diversas vezes com seu repertório autoral, já esteve até em Porto Suarez, na Bolívia e têm incontáveis fãs, tanto crianças, quanto adultos nas inumeráveis cidades por onde passou, nesses 10 anos de vida. Os dois ônibus da cia. mesclarão neste ano espetáculos com os temas: mitos folclóricos, histórias Indígenas e contos que exercem reflexões sobre a natureza, preservação e saúde do planeta.

BuZum! 10 anos

Em setembro a cia. BuZum! completa 10 anos de “muita estrada”, literalmente, girando os roteiros de itinerância para levar gratuitamente ao público essa arte tão impar: o Teatro de Bonecos. Até o final do ano haverá muitas novidades e comemorações por onde passar.

A cia. tem muito o que celebrar, pois já circulou mais de 380 mil quilômetros para realizar 12.000 apresentações a mais de Meio Milhão de espectadores nas mais de 2.000 escolas públicas de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

O BuZum! chama muito a atenção a cada novo lugar que chega, tanto por fora com seus ônibus coloridos, quanto por dentro com seus atores vibrando com alegria nas encenações das histórias mágicas e lúdicas. A cia. tem sede em São Paulo, é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto a equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores, todos inventando mundos onde tudo é possível, trazendo à plateia itinerante: o palco, a iluminação, a sonorização, com ar-condicionado, tudo que um teatro convencional possui, porém em um ônibus.

Os espetáculos são apresentados em escolas públicas e praças, por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Cidadania, por meio da Lei Rouanet.

Novidades 2020

Para este ano o BuZum! prepara duas grandes novidades, a primeira é que o BuZum! não ficará apenas em quatro rodas esse ano, haverá também a adaptação do espetáculo “O Grande Perigo” para ser realizado em palcos teatrais, ou seja, fora do ônibus. A segunda novidade é que a cia preparou um projeto específico para atender às escolas particulares, com a apresentação de um dos espetáculos em repertório e uma oficina de teatro de sombras, tudo isso dentro o BuZum!

Repertório

Possui 14 peças o repertório da companhia, criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São elas: Darwin BR, sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; 13 Gotas, espetáculo sobre a importância da água para a vida no planeta Terra, Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia, Que lixo é lixo?, sobre reciclagem, Sabor de Vitória, sobre alimentação saudável. O BuZum! tem, também, um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar. Em 2019, a companhia estreou dois novos espetáculos, Caipira e Curumim, sobre Folclore e Contos Indígenas, que continuam a série sobre Cultura Popular, inaugurada em 2017 com a peça Mamulengo, uma homenagem à cultura popular de Pernambuco. E este ano estreia o espetáculo “O Grande Perigo”, sobre preservação da vida marinha.

Ficha Técnica – O Grande Perigo

Concepção e texto: Beto Andreetta, Mari Gutierrez e Adriana Telg

Direção: Adriana Telg

Elenco: Basílio Ludovico, Carolina Portella, Clari Oliveira, Daniel Sapiência, Dani Lima, Diezon Cabral (Dinho Weller), Lívia Simardi, Maggie Abreu, Priscila Maria Lima, Rafael Francisco, Tásia D’ Paula, Tita Azevedo e Thais Morais.

Trilha sonora: César Maluf

Criação de cenário: Beto Andreetta

Criação e confecção de bonecos: Rosa Rodrigues (Ilimitada Desing) e Dino Soto

Produção executiva: Juliana Christão e Aldo Andreetta

Assistente de produção: Thayna Lima

Produção de campo: Leonardo Campos, Henrique Ramos, Fernando Lima e João Pedro Andreetta.

Motorista: José Valério, Luiz Carlos e Régis da Silva.

Design gráfico: Sato do Brasil e Murilo Thaveira, casadalapa

Técnicos de som e luz: Henrique Ramos, Cristiano Valério e Rodrigo Papa.

Direção administrativa: Jackson Iris

Direção Artística: Beto Andreetta

Direção de Produção: Mariane Gutierrez

Assistente financeiro: Rosy Farias e Jamiles Ribeiro.

Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa

Coordenação de projeto: BuZum!

Serviço:

BuZum! 2020 em São Paulo

Dias: De 10 a 18 de de fevereiro

Espetáculo: “O Grande Perigo”

Data: 13 de fevereiro, quinta-feira

Local: Escola Estadual Guilherme Kuhlmann

Endereço: Largo da Lapa, 124 – Lapa de Baixo, São Paulo – SP

Horários das apresentações: 9h 9h40 10h20 – 13h30 14h10 14h50

Data: 14 de fevereiro, sexta-feira

Local: Espaço Alana

Endereço: Rua Erva do Sereno, 642 – Jardim Pantanal

Horários das apresentações: 9h 9h40 10h20 – 13h30 14h10 14h50

Data: 17 e 18 de fevereiro, segunda-feira e terça-feira

Local: Lar Sírio

Endereço: R. Serra de Bragança, 1086 – Tatuapé, São Paulo

Horários das apresentações: 9h 9h40 10h20 – 13h30 14h10 14h50

Classificação: 3 a 11 anos

Capacidade: 50 pessoas por sessão

Duração: 20 minutos.

Website: http://www.buzum.com.br

Web Site: