BW 2020 receberá desafio estudantil de mobilidade a hidrogênio

São Paulo/SP 23/6/2020 –

A BW Expo, Summit e Digital 2020 – 3ª Biosphere World, a ser promovida entre os dias 6 e 8 de outubro, no São Paulo Expo, conta com o Núcleo Temático Transformação Energética – Hidrogênio, cuja a finalidade é disseminar o conhecimento sobre essa tecnologia, que vem sendo considerada pelos países do Hemisfério Norte como a solução para a descarbonização da economia.

Por sua importância, a curadora do Núcleo Monica Saraiva Panik, que é especialista em tecnologias de hidrogênio e células a combustível, firmou apoios estratégicos para apresentar o tema durante a feira. Nesse sentido e para contribuir com essa iniciativa, a SAE Brasil e da Ballard Power Systems decidiram criar o Student H2 Challenge, um desafio estudantil para a construção de pequenos veículos movidos à célula a combustível. O anúncio aconteceu durante o Webinar BW Talks Transformação Energética – Hidrogênio, que foi transmitido na quarta (17/06), pelo YouTube.

As inscrições têm início na próxima semana, dia 23 de junho, com encerramento no dia 30 do mesmo mês. As universidades brasileiras de engenharia devem realizar sua inscrição no site oficial da SAE Brasil.

Para a competição, a Ballard doou 10 stacks (pilhas) de 2,1 kW. Ela concederá ainda seu apoio técnico e um curso online sobre a tecnologia, além de contribuir em outros temas relacionados, organizados pela SAE Brasil.

Todas as universidades inscritas participarão das etapas digitais e dez universidades serão selecionadas para participar das etapas presenciais – considerando o cenário da Covid-19. O desafio final, com o anúncio do vencedor da competição, acontecerá na BW 2020.

“Esse desafio tem o objetivo de transferir conhecimento e experiência para as universidades brasileiras, sobre sistemas à célula a combustível para aplicação automotiva. Além disso dará a oportunidade aos grupos estudantis envolvidos de trabalhar com tecnologia de ponta e com engenheiros experientes da indústria nacional e internacional. A cooperação entre universidades e a indústria existe tradicionalmente em diversos países e promove capacitação de profissionais integrando-os no mercado simultaneamente ao seu período de formação acadêmica. No Brasil esse conceito ainda não é muito difundido e o Student H2 Challenge representa uma iniciativa pioneira, a qual incentivará o desenvolvimento desse tipo de parceria com mais frequência no Brasil. Ao envolver os estudantes e professores neste tema estaremos contribuindo para que a tecnologia se perpetue nas novas gerações”, ressaltou Monica, que agradeceu o comprometimento e o engajamento da Ballard, uma empresa inovadora e líder em seu mercado, e da SAE Brasil, uma entidade reconhecida mundialmente por disseminar conhecimento, tecnologia e informação que fortalecem a formação e experiência da engenharia da mobilidade brasileira, para o sucesso dessa iniciativa.

BW 2020

A BW Expo, Summit e Digital – 3ª Biosphere World, a ser promovida entre os dias 6 e 8 de outubro, no São Paulo Expo, proporcionará uma experiência para todos os seus participantes, por ser o único evento multidisciplinar do mercado direcionado exclusivamente às tecnologias voltadas à sustentabilidade do meio ambiente.

Uma das propostas da BW 2020 é trazer os assuntos prioritários da sustentabilidade do meio ambiente para o mercado. Dessa forma, para abordar com profundidade esses temas, o evento conta com os Núcleos Temáticos, que irão conectar redes específicas, compartilhar conhecimento e ampliar as conexões das empresas e profissionais, gerando sinergias e oportunidades de negócio para todos. São eles: Agronegócio Sustentável, Conservação de Recursos Hídricos, Construção Sustentável, Economia Circular, Reciclagem de Resíduos na Construção, Transformação Energética – Hidrogênio, Valorização de Áreas Degradadas e Waste-to-Energy.

Informações: www.bwexpo.com.br

Assessoria de Imprensa:

Mecânica Comunicação Estratégica
Tels.: (11) 3259-6688/1719
E-mail.: [email protected]

Website: http://www.meccanica.com.br

Web Site: