Campanhas de E-mail marketing ainda dão resultados?

São Paulo 6/8/2020 – O ponto de partida de qualquer campanha é entender quem é o cliente e como você precisa se portar para dialogar com ele de forma efetiva.

Os e-mails continuam sendo uma ferramenta de destaque na comunicação pessoal, profissional e para as empresas por meio de campanhas de e-mail marketing e newsletters.

Nos últimos dez anos, foram vistas grandes mudanças na comunicação online. Grande parte das pessoas deixou os fóruns segmentados para comunidades em redes sociais, os programas de bate-papo, como o MSN e ICQ, para usar alternativas mais instantâneas (e populares) como o WhatsApp e o Telegram.

Mesmo com todas as mudanças e adaptações, os e-mails continuam sendo uma ferramenta de destaque na comunicação pessoal, profissional e para as empresas por meio de campanhas de e-mail marketing e newsletters.

De acordo com o site Statista, o número de usuários de e-mail ao redor do mundo foi de 2,9 bilhões em 2019 — mais de um terço da população.

Mas como essa ferramenta continua sendo uma das mais efetivas formas de marketing digital?

O que é E-mail Marketing?

A história do E-mail Marketing começou no fim da década de 1970, quando o gerente de marketing da Digital Equipment Corp, Gary Thuerk, enviou 400 e-mails promovendo computadores da companhia, o que resultou em 13 milhões de dólares em vendas. Mas foi nos anos 1990 que a internet massificou o E-mail Marketing.

Isso abriu as portas para uma nova forma de comunicação, mas também fez surgir os indesejáveis spams — e, por consequência, as regras para proteger os consumidores dessa prática. Nos anos 2000, tornou-se claro que pensar que somente enviar e-mails, sem pensar no destinatário ou no conteúdo, não era suficiente.

Desde então entende-se que, para fazer um E-mail Marketing efetivo e não acabar na caixa de spam, é importante seguir as boas práticas. O surgimento de tecnologias como os smartphones e de novas formas de relacionamento, como as redes sociais, teve impacto também sobre o E-mail Marketing.

Os básicos para e-mail marketing

Assim como qualquer outra campanha de marketing digital, existem requisitos básicos que a empresa precisa ter para minimamente executar as ações. Especialmente se o objetivo for pensar de maneira estratégica a comunicação da empresa e ter metas e objetivos em mente, sejam eles a conversão de leads em clientes ou melhorar reputação de marca.

Conhecer o público
O ponto de partida de qualquer campanha é entender quem é o cliente-alvo e como é preciso se portar para dialogar com ele de forma efetiva. A segmentação de público é extremamente importante para entender qual o comportamento do consumidor; desta forma, será possível analisar e direcionar as ações efetivamente para os canais que recebem mais atenção em cada segmento.

Ferramenta de disparo de campanhas de e-mail marketing
A ferramenta de disparo de e-mails é indispensável, afinal realizar uma campanha de e-mail marketing pelo provedor de e-mails corporativo comum não é recomendado.
Existem diversas plataformas disponíveis no mercado, que oferecem desde serviços grátis como o Mailchimp quanto plataformas multicanais completas, que permitem realizar uma gestão completa dos leads, por e-mail, SMS e até voz como a RD Station ou a E-GOI.

Enquanto as campanhas de e-mail marketing podem ser feitas com uma base de leads baixa, é importante ressaltar que essa estratégia depende muito de boa lista de mailing.

Leads
Uma conclusão que a experiência em estratégias de marketing digital traz é que a maior parte das pessoas que visitarem o site não são clientes de primeiro momento.

Assim como nas tradicionais técnicas de funis de vendas, o consumidor precisa passar por estágios antes de efetivamente adquirir o produto ou serviço.

Existem duas formas de se obter leads para o negócio, a primeira sendo uma lista de prospecção paga, que pode ser adquiridas com empresas especializadas e a segunda é por meio da aplicação de técnicas de conversão de leads.

Cada uma das duas opções tem vantagens e desvantagens, como a possibilidade de disparo em massa no caso de listas compradas ou a alta taxa de conversão de leads captados organicamente.

Ao final, desde que exista uma lista de mailing é possível realizar campanhas de e-mail marketing. No entanto, vale ressaltar que a qualidade de listas de e-mail marketing feitas com o uso de técnicas de conversão são exponencialmente melhores que com listas compradas, visto que todas as pessoas que entraram nela já possuem interesse na empresa.

Definir a promoção
Campanhas de e-mail marketing não podem ser “soltas” e nem disparadas para o cliente sem uma “razão”.

Evitar mensagens inefetivas ou desinteressantes é imperativo visto que elas podem aumentar consideravelmente o número de usuários que cancelam a inscrição na lista e a longo prazo irá diminuir o rendimento de campanhas.

Um ponto indispensável para um e-mail marketing é uma promoção vantajosa para o assinante, seja um desconto exclusivo para e-mails ou brindes especiais.

Porém, essas promoções não podem ser enviadas sem um cronograma pensado, afinal o excesso de e-mails é outra razão que pode aumentar a taxa de unsubscribes da lista. Para isso é recomendado fazer um planejamento prévio e a criação de um calendário promocional de campanhas de e-mail marketing.

Design para criação
Não é segredo que a velocidade da informação disponível na internet diminuiu consideravelmente o tempo de atenção das pessoas. Exatamente por isso é preciso que a campanha de e-mail marketing captar a atenção do cliente em até três segundos, para isso é preciso ter uma série de fatores presentes em e-mail e em copy.

Primeiramente, devem garantir que o site esteja em um servidor que ofereça uma boa velocidade, visto que a hospedagem pode impactar o tempo de carregamento do e-mail do usuário.

Com um servidor que carregue rapidamente o e-mail marketing é possível ter a certeza que o cliente verá o corpo de mensagem; nela, é preciso aplicar um design de qualidade, que incentive o usuário a se engajar com a campanha.

Website: https://www.legions.biz/