Canudos de papel biodegradáveis são solução para diminuir poluição

Atibaia-SP 10/9/2020 –

Os canudos de papel, por sua vez, precisam ser de excelente qualidade e possuírem resistência à umidade, para garantir uma boa experiência ao cliente

Um canudo plástico pode parecer um objeto inofensivo à primeira vista, mas eles trazem grandes prejuízos ao meio ambiente. Por serem feitos de polipropileno e poliestireno, materiais não biodegradáveis, levam até mil anos para se decompor. Muito tempo ainda mais se a vida útil de cada canudinho for levada em consideração, aproximadamente quatro minutos antes de ser descartado. Nesse sentido, os canudos de papel são uma ótima alternativa para reduzir a produção de plástico, já que eles são 100% biodegradáveis e não agridem o meio ambiente.

A Canubio, fabricante de canudos de papel, afirma que os canudos precisam ser de excelente qualidade e possuírem resistência à umidade, para garantir uma boa experiência ao cliente. A empresa destaca ainda alguns pontos importantes que tornam os canudos de papel parte importante dos processos de conscientização.

Quais as consequências para o meio ambiente?

Mesmo fazendo o descarte da maneira correta, a ação do vento e da chuva pode levar o canudo de plástico a parar nos rios e oceanos, justamente por ele ser muito leve. Isso prejudica, e muito, a vida marinha, pois os animais podem ingerir o plástico. Em contato com a água, esse produto libera substâncias químicas cancerígenas que provocam alterações hormonais nas espécies aquáticas.

Microplástico, um dos maiores inimigos do oceano

Outro fator preocupante é que os canudos de plástico produzem grandes quantidades de microplásticos. Esse é o seu formato mais prejudicial, pois são pequenas partículas de plástico, com tamanho que variam entre 1mm até 5mm, que são um dos principais poluentes dos oceanos. Problema este descartado pelos canudos de papel.

Lei proíbe o uso de canudos de plásticos

Além de contribuir com o meio ambiente, utilizar canudos de papel significa estar dentro da lei em várias cidades brasileiras. A Canubio reforça que alguns estados e municípios já sancionaram leis para abolir o uso de canudos de plásticos em bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. No estado de São Paulo, a multa para quem desrespeitar essa proibição pode chegar a ser mais de 5 mil reais.

Grandes empresas já aderiram a essa tendência

Empresas de diversos segmentos também adotaram uma política sustentável para diminuir a produção de plástico no mundo. Starbucks e McDonald´s passaram a oferecer materiais biodegradáveis na confecção de suas embalagens. Outra gigante do setor de alimentação, a Nestlé tem investido em canudos de papel em seus produtos. A empresa planeja retirar de circulação todos os canudinhos de plástico até 2025.

Canudo de papel é sinônimo de qualidade

A sociedade já percebeu que o mundo precisa de soluções sustentáveis que não agridem o meio ambiente. A Canubio ainda finaliza, apontando que os canudos de papel são uma das melhores alternativas ao de plástico porque, diferente de outros modelos, como o de metal, vidro e silicone, ele é descartável.

Website: https://www.canubio.com.br/

Web Site: