Carreiras em TI são favorecidas pela expansão do setor segundo dados da United HR

São Paulo 25/9/2020 – Atualmente, há um déficit de CIO (diretor de TI) e Gerentes de TI), e isso tende a se intensificar durante os próximos anos.

Não importa o ramo da companhia, todas estão a cada ano mais digitalizadas e isto gera a busca por executivos de TI.

“Atualmente, há um déficit de CIO (diretor de TI) e Gerentes de TI), e isso tende a se intensificar durante os próximos anos”, afirma Márcio Miranda, CEO Latam da United HR, empresa especializada em contratações de cargos de alta gestão.

Ou seja, um profissional de TI não trabalha mais apenas em companhias de tecnologia.

O setor de tecnologia se expandiu a todas as empresas. Em 2024, por exemplo, especialistas em contratação de executivos da United HR, preveem o surgimento de mais de 20 mil vagas nas regiões metropolitanas.

O volume de serviços de tecnologia da informação apresentou expansão de 6,8% no acumulado entre janeiro e julho de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto as receitas destes mesmos tipos de serviços apresentaram expansão de 8,8% no mesmo período.

Na comparação entre julho de 2020 e julho de 2019, o volume apresentou expansão de 9% e as receitas 11,8%, mostrando uma retomada consistente do setor após a única retração mensal observada em maio deste ano.

Diante dos apresentados acima pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a United HR pontua, mais uma vez, a robustez da tendência de crescimento no setor de tecnologia da informação, que já apresentava crescimento mesmo diante do cenário desafiador observado desde 2015 para economia brasileira.

Nesse sentido, enquanto o setor de serviços como um todo apresentou significativa retração desde 2015 o setor de tecnologia apresentou forte expansão, em termos de volume e receita.

A transformação digital de setores econômicos, como o setor financeiro, educacional e comércio varejista, aliado a ampliação da banda larga fixa e elevada penetração da internet móvel na população, considerando ainda os efeitos aceleradores dessas transformações diante da crise do covid-19 são alguns dos fatores que explicam a expansão do setor de tecnologia da informação mesmo diante da fragilidade da atividade econômica, afirma o CEO da United HR, Márcio Miranda.

O perfil dos candidatos a área de TI tem mudado ao longo do tempo, principalmente em cargos de gestão. O diretor de TI por exemplo, tem um papel muito mais expressivo e determinante nas organizações, afirma Gustavo Apostolico, CFO da United HR. “Ele não é só o profissional que sabe tudo de computador o desempenho do diretor de TI está diretamente ligado à saúde financeira da empresa e à sustentação das operações” afirma Apostolico.

Website: http://unitedhr.co

Web Site: