Cartão pré-pago é alternativa inteligente em viagens internacionais

5/3/2020 – “O Mastercard Cash Passport Platinum oferece comodidade durante toda a viagem, pois é recarregável e oferece um Suporte Global, disponível 24/7”.

O uso dos cartões pré-pagos vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos consumidores brasileiros. Dados consolidados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) indicam que a modalidade cresceu 66,5% em volume transacionado em 2018. O cartão pré-pago oferece o mesmo nível de praticidade e segurança em relação a outras modalidades de pagamento eletrônico, como débito e crédito e é uma excelente alternativa ao uso do papel moeda em viagens internacionais, por exemplo.

Líder em meios de pagamento no Brasil, a Mastercard oferece uma série de soluções para tornar a jornada de viagem de seus consumidores mais fácil e melhor. Entre elas está o Mastercard Cash Passport Platinum, um cartão pré-pago, recarregável e protegido por chip, e senha e pagamento por aproximação.

Em parceria com o Instituto de Pesquisa Datafolha, a Mastercard encomendou uma pesquisa para compreender melhor os hábitos de compras dos brasileiros no exterior e de que forma eles utilizam os meios de pagamento. Segundo o levantamento, 40% dos viajantes brasileiros já utilizaram cartão pré-pago pelo menos uma vez em viagens internacionais, demonstrando a receptividade do consumidor brasileiro à essa modalidade de pagamento.

Ainda segundo o levantamento, os viajantes brasileiros utilizam, em média, dois tipos de gestão do orçamento durante a viagem, sendo que o celular se destaca entre os principais, seja via aplicativos ou em notas no próprio aparelho. Além disso, 43% usam anotações em caderno ou agendas e 36% utilizam planilhas no computador. 29% dos entrevistados afirmam ainda que não utilizam nenhum recurso e o controle é feito “de cabeça”.

Praticidade, facilidade e aspectos financeiros (câmbio e tarifas), foram os três principais fatores que influenciam a escolha de um meio de pagamento indicados pelos respondentes. Para 71% dos respondentes, o destino da viagem também é um fator importante nessa escolha.

“Para quem deseja praticidade durante a viagem, o cartão pré-pago é uma excelente maneira de levar seu dinheiro, sendo uma alternativa mais inteligente do que levar espécie. Além de segurança, o Mastercard Cash Passport Platinum oferece comodidade durante toda a viagem, pois é recarregável e oferece um Suporte Global, disponível 24/7, com direito a um cartão substituto gratuito em caso de perda ou roubo. Adicionalmente, o cartão contempla seguro bagagem, um benefício muito importante para qualquer viajante”, afirma Paulo Frossard, Vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Mastercard Brasil e Cone Sul.

Além de oferecer muito mais segurança ao usuário do que o papel moeda, o cartão pré-pago pode ser recarregado online e a gestão do orçamento pode ser feita por meio do aplicativo Mastercard Cash Passport.

O valor da taxa de câmbio também é um ponto importante para os viajantes brasileiros: os respondentes afirmaram pesquisar as tarifas antes de realizar a compra, sendo que 53% deles adquirem a moeda internacional quando os valores estão em baixa, enquanto 51% deixam para adquirir a moeda poucos dias antes da viagem. Apenas 11% compram moeda estrangeira constantemente.

Ao utilizar um cartão pré-pago, o viajante fixa a taxa de câmbio, além de poder viajar com até 6 moedas estrangeiras em um único cartão. Os portadores do Mastercard Cash Passport Platinum ainda têm acesso aos principais benefícios Mastercard, como acesso ao programa Mastercard Surpreenda e à plataforma Priceless Cities, Parceria Dufry RED com fila preferencial nos caixas, brindes exclusivos e descontos nas lojas, assistência de viagem e seguro bagagem.

Sobre a pesquisa

O levantamento foi realizado pelo Instituto Datafolha entre 27 de setembro e 4 de outubro de 2019 e contou com 438 respondentes brasileiros maiores de 18 anos e que realizaram pelo menos uma viagem internacional do último ano. A margem de erro é de 5%.

Website: https://newsroom.mastercard.com/latin-america/pt-br/