Cassiano Menke é o novo sócio-coordenador da área de Direito Tributário de Silveiro Advogados

São Paulo, SP 27/4/2020 –

O advogado Cassiano Menke é o novo sócio coordenador da área de Direito Tributário de Silveiro Advogados. Atuante neste segmento há mais de 20 anos, Menke é uma das referências nacionais da sua geração, aliando sólida formação acadêmica com abordagem voltada para a compreensão do negócio do cliente, com vistas à geração de soluções jurídicas efetivas e seguras no campo tributário.

Segundo o profissional, a união de forças com Silveiro Advogados tem como pilares os ideais de alto grau de especialização e de atuação em um ambiente jurídico ético, princípios nos quais tem construído sua carreira profissional. “Sempre busquei fazer uma advocacia altamente especializada, baseada em fundamentos sólidos e consistentes, e focada em gerar resultados aos negócios dos clientes. Acredito na construção de soluções customizadas de acordo com as necessidades e realidades do cliente”, afirma Menke.

“Esta decisão de unirmos inteligências também envolve outro preceito ético-profissional que é muito caro tanto a mim quanto a Silveiro Advogados: a advocacia técnica e humanizada, capaz de promover segurança jurídica e valorização das pessoas”, diz o profissional.

Menke vê reflexo dessa filosofia de humanização em sua vida pessoal: ele realiza uma obra social por meio da música. “Uso minha vocação musical para ajudar pessoas a viverem melhor. Componho e canto canções voltadas à espiritualidade e ao desenvolvimento pessoal. Vi na música uma forma de prestar um serviço à sociedade. Por meio desta vocação, arrecado recursos financeiros e doações (alimentos, vestuário, etc) para ajudar dependentes químicos em recuperação e para apoiar crianças socialmente vulneráveis”, afirma.

“Penso que, por onde passarmos, seja no âmbito pessoal, seja no exercício da nossa profissão, temos que buscar agir com atenção aos detalhes do dia a dia. Creio que é ali, na busca por fazer bem o ordinário e ao lado dos nossos semelhantes, que nos tornamos capazes de alcançar o extraordinário”, conclui o advogado.

Para o managing partner de Silveiro Advogados, Ricardo Ranzolin, a chegada de Cassiano personifica e realça o novo momento do Escritório, apto a endereçar temas complexos sem restrições de porte ou abrangência territorial, com maior institucionalização e integração. “Cassiano Menke aporta vasto conhecimento teórico associado a uma acurada capacidade de aplicação aos problemas práticos dos clientes. Mas além do substancial acréscimo ao capital intelectual do escritório, ganhamos uma liderança cuja reputação incrementa nossas reservas morais, que inspira interna e externamente”.

Junto com Cassiano Menke, outros profissionais se somam à equipe Tributária de Silveiro Advogados, com destaque para Louise Lerina Fialho.

Sobre Cassiano Menke

Mestre e doutor em Direito Tributário pela UFRGS, Cassiano é membro da Comissão Especial de Direito Tributário da OAB/RS, da FESDT (Fundação Escola Superior de Direito Tributário) e do IET (Instituto de Estudos Tributários), e consultor tributário da FGV/RJ (Fundação Getúlio Vargas).

Além disso, é professor em cursos de Direito Tributário na PUCRS/IET, na AJURIS (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul), na FMP (Fundação do Ministério Público) e na ESMAFE (Escola dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul). Menke ainda costuma atuar como palestrante em alguns dos maiores congressos de Direito Tributário do país, realizados por instituições como FESDT, IET, IBET, ABDT, IARGS e OAB, além de entidades do Poder Público como CARF, DRJs da Receita Federal do Brasil, TRF, etc.

Cassiano é autor dos livros “Irretroatividade Tributária Material” e “A Proibição dos Efeitos de Confisco no Direito Tributário”, ambos pela Editora Malheiros, e de diversos artigos jurídicos na área do Direito Tributário, estes publicados em revistas e livros de divulgação nacional, tais como o livro “Tributação e Cidadania”, lançado em março de 2020, em Brasília, para homenagear os 30 anos do Superior Tribunal de Justiça.

Sobre Silveiro Advogados

A história de Silveiro Advogados começou em 1956. Hoje, o escritório de atuação full service tem sedes em Porto Alegre e São Paulo. Com destacada experiência nas mais diversas áreas do Direito, principalmente na empresarial, mantém parcerias que lhe garantem atuação globalizada e capacidade de atendimento a qualquer necessidade do cliente, em qualquer cenário jurídico e econômico, sempre com foco em soluções personalizadas, perenes e com melhor custo-benefício.

Informações para imprensa

2PRÓ Comunicação