CDL Uberlândia prevê boa expectativa de vendas para o Dia das Crianças

20/9/2013 –

Empresas do ramo de produtos infantis estimam até 5% a mais nas vendas

Com o intuito de prestar sempre um serviço de excelência aos lojistas, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL), realizou uma pesquisa de intenção de vendas e compras para o Dia das Crianças. A pesquisa foi realizada com mais de cem lojistas e consumidores e a maioria (85%) esperam um crescimento nas vendas no Dia das Crianças 2013, sendo que deste total, 32% esperam um crescimento de até 5%, com a maior parte das vendas sendo os brinquedos (37%) e roupas (22%).

Em relação à forma de recebimento, 59% acreditam que o meio de pagamento mais utilizado será cartão de crédito. A amostragem feita com os lojistas também apontou que 25 % dos entrevistados devem utilizar a internet como meio de divulgação de suas ofertas e que 56% realizarão promoções, sendo o desconto será o meio mais utilizado (33 %).

Horário de funcionamento do comércio

Para alavancar as vendas nessa data expressiva, os comerciantes pretendem estender o horário na semana que antecede o dia das crianças. De 7 a 11 de outubro, 79% dos associados entrevistados disseram que pretendem deixar suas lojas abertas até as 19h, e no feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida e do Dia das Crianças comemorado no dia 12 de outubro a abertura do comércio fica a critério de empresas Varejistas de Gêneros Alimentícios e afins (supermercados, mercearias, sacolões e similares). De acordo com a Cláusula 11ª da Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013 é facultado o trabalho no dia 12 de outubro. A prática de abertura é adotada pelas grandes redes.

Para o comércio varejista de bens e serviços vale a mesma regra conforme Cláusula 12ª da Convenção de Trabalho 2012/2013, que determina ser facultado o trabalho. O funcionamento destes estabelecimentos será limitado das 10 às 19h, ou seja, as empresas do setor poderão abrir no horário determinado, porém o comércio da cidade adota a prática de não abrir, salvo as grandes redes.

Na data mencionada, para ambos os segmentos, as horas efetivamente trabalhadas são pagas como dobra, conforme previsto em Lei.

No dia 12 de outubro, o associado poderá realizar consultas ao SPC através da internet (www.cdludi.org.br) e da URA (Unidade de Resposta Audível), meio disponível 24h aos associados e pelo telefone 0800 724 2030.

Consumidor

A pesquisa de expectativa de vendas foi condizente com a de compras. O consumidor vai às ruas para comprar presentes. Do total, 83% dos entrevistados disseram que não vão deixar a data passar em branco. A pedagoga Julia Agostinho faz parte da maioria (63%) dos entrevistados que optarão pelo brinquedo para presentear o filho que no mês das crianças completará um ano de vida. “O brinquedo alegra e distrai a criança. Vou comprar um presente que se adeque a idade dele. Algo que tenha luzes e barulho”, disse a pedagoga.

Em relação ao local e forma de pagamento, 37% das pessoas consultadas comprarão os presentes no comércio formal (Centro) e 46% utilizarão o dinheiro como forma de pagamento. Segundo os consumidores os presentes não devem passar de R$ 100,00.

Segundo o presidente da CDL Uberlândia, Celso Vilela, o comércio está otimista para o Dia das crianças, haja vista que o impacto do câmbio sobre os brinquedos, não foi afetado pela recente alta da moeda americana. “Estamos quase no fim do ano, quando a maioria das pessoas está com as contas equilibradas, por causa disso, eu acredito que a data não deve decepcionar. E se o consumidor tiver com o nome inadimplente ele deve a partir dos próximos dias buscar limpá-lo pensando nas compras para a criançada”, avalia Celso Vilela.