CEIVAP participa do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

Resende/RJ 17/10/2019 –

Evento acontece do dia 21 a 25 de outubro, em Foz do Iguaçu/PR, abordando a gestão das águas no Brasil

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) estará presente na 21ª edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que acontece do dia 21 a 25 de outubro, no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu/PR. Na ocasião, o Comitê será representado por sua diretoria e membros da composição. Com o tema central “Gestão das Águas – #FALACOMITÊ”, um dos principais objetivos do encontro é possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) identifiquem as oportunidades os e desafios para promover a gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada.

A programação do Encob irá contemplar três temas atuais e de importância estratégica para a gestão dos recursos hídricos junto aos CBHs: instrumentos de gestão: implementação, eficácia e monitoramento, qual o papel dos Comitês de Bacia; segurança hídrica, como os Comitês de Bacia estão se planejando; planejamento político institucional nos Comitês de Bacia, como estamos nos fortalecendo no Sistema.

Durante o encontro, o CEIVAP, juntamente com o Comitê Guandu, Comitês Afluentes Fluminenses, Comitês Afluentes Mineiros e Comitês da Baía de Guanabara e Baía da Ilha Grande, estará com um estande para atender o público do evento. No espaço, também ocorrerão rodas de conversa sobre assuntos relacionados à gestão de recursos hídricos.

A realização do Encob tem apontado para a participação de representantes de todos os entes do Sistema Integrado de Recursos Hídricos do Brasil. De forma compartilhada, poder público, usuários, ONGs, universidades, municípios e todos aqueles interessados no tema água têm a oportunidade de trocar ideias, apresentar experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos e, principalmente, conhecer os modelos aplicados nos estados brasileiros sobre gerenciamento das águas. São esperadas aproximadamente 1.500 pessoas ligadas a CBHs e outros interessados pelo tema.

Atuação em prol da Bacia do Paraíba
Criado pelo Decreto Federal nº 1.842, de 22 de março de 1996, o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) é o parlamento no qual ocorrem os debates e decisões descentralizadas sobre as questões relacionadas aos usos múltiplos das águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. O Comitê é constituído por representantes dos poderes públicos, dos usuários e de organizações sociais com importante atuação para a conservação, preservação e recuperação da qualidade das águas da Bacia.

Website: http://www.ceivap.org.br

Web Site: