Centro de Inovação e Criatividade da ESPM realiza Laboratório de Startups – Extensivo

São Paulo 1/4/2013 – “Eu comecei nervoso, cru, sem saber como fazer um pitch de apresentação e passei por vários estágios, de um, dois, cinco minutos. Foi uma escola sensacional.” Antonio Neto, que esteve na primeira turma e é fundador do Parceria.com

São Paulo, março de 2013. Como saber se um negócio inovador vai dar certo? Como reduzir as incertezas sobre as perspectivas de um novo empreendimento? Qual é o melhor caminho para conseguir o sócio certo? É preciso um investidor externo para alavancar um novo negócio? Foi com o intuito de responder a essas e a outras questões que o Centro de Inovação e Criatividade da ESPM – CIC ESPM criou o curso “Laboratório de Startups – Extensivo”.

A primeira turma do programa, realizada em fevereiro deste ano, contou com a participação de 20 alunos que ao longo de uma semana conheceram ferramentas e metodologias que ajudam na criação de startups, desenvolvimento de clientes, validação de hipóteses e outros temas que envolvem o caminho do empreendedorismo. No último dia do curso, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar seus negócios para uma banca de investidores composta pela Trindade Investimentos, Anjos do Brasil e Aceleratech, projetos que têm reais chances de se tornarem realidade e que estão em avaliação pelas empresas.

Ao longo das aulas há também um laboratório de prototipação e métodos de apresentação que ensina os principais conceitos da narrativa para a construção e apresentação do negócio, traçando um enredo a partir da proposta de valor definida no escopo inicial. Seguido de diversas atividades, como modelagem de negócios, mentoria com profissionais reconhecidos e oficina de pitch (como apresentar uma ideia) que prepara para a apresentação à banca.

Antonio Neto, que esteve na primeira turma e é fundador do Parceria.com, fala da sua experiência no curso: “Eu comecei nervoso, cru, sem saber como fazer um pitch de apresentação e passei por vários estágios, de um, dois, cinco minutos. Foi uma escola sensacional”, avalia Neto.

Já para Cintia Tominaga, também aluna da turma de fevereiro e fundadora da Ballerine, negócio de venda de sapatilhas customizadas via e-commerce, a validação foi uma das coisas mais importantes aprendida no curso: “Minha sócia e eu baseamos o nosso negócio em suposições, sobre o cliente e o mercado, só que não tínhamos certeza se esses conceitos eram válidos e se o negócio funcionaria, então, junto com o grupo no curso do CIC da ESPM a gente definiu quais eram essas suposições e como abordar o cliente no mercado para validar o modelo. Fizemos um questionário que foi aplicado online, em que toda a turma ajudou e em 24 horas já tínhamos 250 respostas que validaram as nossas ideias”, explica Tominaga.

O programa é voltado para empresários, empreendedores e para quem possui uma ideia de negócio ou um projeto em fase inicial – um startup e acontece na modalidade extensiva, ou seja, em 36 horas/aula o participante vai aprender os maiores desafios de uma empresa que está começando a partir de uma imersão no ecossistema de startups brasileiras e internacionais.

O curso é ministrado e organizado pelo professor Marcelo Pimenta, jornalista, profissional de marketing, consultor e empresário com 20 anos de experiência, tendo sido um dos pioneiros do empreendedorismo digital no Brasil, também é Sócio fundador da Conectt S/A e líder de equipe do Laboratorium – Projetos Inovadores. Foi curador de empreendedorismo da Campus Party 2012 e é co-autor dos livros Ferramentas Visuais para Estratégias e Tendências na Comunicação.

O corpo docente ainda é formado pelos professores convidados Diego Remus e Nei Grando. Remus foi apontado como o “TechCrunch” brasileiro, seu Startupi é o primeiro e mais importante blog brasileiro voltado para o mercado de startups. Também é Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Startups. Já Nei Grando, que fez graduação em processamento de dados e tem MBA em Administração, organizou o livro “Empreendedorismo Inovador – Como Criar Startups de Tecnologia no Brasil”, é consultor em estratégia e modelagem de negócios, gestão do conhecimento e tecnologia da informação, e mantém o Blog do Nei, espaço em que fomenta os temas de inovação, startups, mídia social e assuntos afins.

As inscrições vão até o dia 8 de abril de 2013 (segunda-feira), pelo link www.espm.br/cic e as aulas acontecem de 10 de abril a 12 de junho de 2013, sempre às quartas-feiras, das 18h30 às 22h30. As vagas são limitadas.

Inscrições: até 8 de abril de 2013 (segunda-feira) – vagas limitadas
Período de realização: de 10 de abril a 12 de junho de 2013, às quartas-feiras
Horário: das 18h30 às 22h30
Local: ESPM – R. Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo/SP
Como se inscrever: pelo link www.espm.br/cic
Outras informações: www.espm.br/cic ou [email protected] ou (11) 5085-4600

Sobre o Centro de Inovação e Criatividade da ESPM – CIC ESPM
O Centro de Inovação e Criatividade da ESPM, CIC ESPM, proporciona o ambiente adequado para pessoas interessadas em se tornar profissionais atuantes em um cenário extremamente dinâmico, no qual inovação e criatividade caracterizam cada vez mais as atividades das marcas líderes. É o maior centro de inovação do País, com mais de 40 cursos. Um espaço para troca de experiências, networking altamente qualificado, aquisição de conhecimento atualizado, aplicação desse conhecimento por meio de experimentações. O CIC ESPM é uma área de fronteiras em que, com muita transpiração e inspiração, você poderá testar, atestar erros e acertos e se renovar no mercado.

Sobre a ESPM
Idealizada no início da década de 50 pelo diretor do MASP, Pietro Maria Bardi, a ESPM foi fundada como “Escola de Propaganda do MASP”. A convite de Bardi, o publicitário Rodolfo Lima Martensen foi nomeado diretor e estruturou o primeiro curso de propaganda.
A ESPM é uma instituição sem fins lucrativos, considerada centro de excelência no ensino de Comunicação, Marketing e Gestão com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Website: http://www.espm.br/cic