Centro de Simulação Realística de última geração é inaugurado na Santa Casa de São Carlos

São José do Rio Preto, SP 28/2/2020 – Os estudantes terão aulas práticas em simuladores de alta fidelidade que reproduzem diferentes cenários de doenças em diferentes ambientes”, diz Dr. Toufic.

A Santa Casa de Misericórdia de São Carlos é um dos poucos hospitais do Brasil a implantar um Centro de Simulação Realística com qualidade e tecnologia comparados a grandes centros médicos da capital paulista, como os hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês.

O espaço, inaugurado recentemente e implantado pela faculdade de medicina da FACERES, oferece estrutura completa por meio de manequim (boneco ou robô) de alta fidelidade que reproduz diferentes cenários de situações de emergência e atendimento ao paciente. Os “bonecos” dispõem de recursos como fala, respiração, tosse, vômitos, ausculta cardíaca e pulmonar e sinais vitais no monitor como pressão arterial, saturação de oxigênio e frequência cardíaca. 

A FACERES tem parceria com a Santa Casa de São Carlos, um hospital quaternário, com 330 leitos e cerca de 1000 funcionários, que recebe os alunos no último ano do curso de medicina. Com a inauguração do centro de simulação, o hospital pretende capacitar todos os funcionários em suporte básico de vida (BLS) e médicos e enfermeiros em emergências cardíacas (ACLS) e pediátricas (PALS). A FACERES é credenciada pela Associação Americana de Cardiologia e certificará todos os alunos, funcionários, médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde. É uma iniciativa pioneira no Brasil. O objetivo é elevar o nível de atendimento e segurança dos pacientes. O treinamento será estendido para os funcionários municipais da área da saúde e hospitais da região.

Segundo o coordenador de ensino do hospital André Mascaro, a Santa Casa de São Carlos é a primeira da região central do estado de São Paulo a implantar um centro de simulação como esse.
“Vai ser possível realizar simulações como as que são feitas em hospitais do nível do Albert Einstein, Sírio Libanês, HC de São Paulo e Ribeirão Preto. Isso vai aumentar a qualidade de ensino do nosso hospital”, disse o coordenador.

Segundo Dr. Toufic Anbar Neto, diretor da faculdade, a tecnologia é aliada ao processo de humanização, onde a simulação é uma ferramenta de preparação para futuros profissionais de saúde.

“Os estudantes terão aulas práticas em simuladores de alta fidelidade de última geração, que reproduzem diferentes cenários de doenças em diferentes ambientes (UTI, UPA, Pronto Socorro, Emergência Hospitalar, enfermarias) a fim de proporcionar aos alunos familiaridade que se assemelhe à realidade da rotina profissional”.

FACERES

A faculdade de medicina FACERES, localizada em São José do Rio Preto, possui um dos maiores centros de simulação do Brasil para o treinamento de habilidades médicas e simulação realística, com mais de 1850 m².

Vestibular

As inscrições para o vestibular de medicina FACERES  estão abertas, oferecendo 60 vagas, período integral, para ingresso no 2º semestre do ano letivo de 2020.

A prova, marcada para o dia 26 de abril de 2020, será aplicada nas cidades de Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (capital) e Porto Alegre (RS).

As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de abril de 2020, pelo site da faculdade: www.faceres.com.br.

 

Website: https://faceres.com.br/

Web Site: