Centro de Treinamento e Simulação de Emergências Médicas é notícia ao salvar a vida de um pedestre em frente à empresa

Porto Alegre, RS 24/10/2019 –

Homem que teve a vida salva ao receber atendimento para a parada cardiorrespiratória ganhou manchetes Brasil afora

O Centro de Treinamento e Simulação de Emergências Médicas, empresa com sede em Porto Alegre e que ministra cursos por todo o território nacional, foi notícia nos principais veículos de comunicação do Brasil devido a uma coincidência feliz que permitiu que a vida de um homem fosse salva. Flávio Aramis Teixeira, 50 anos, foi socorrido em poucos minutos no domingo (13), pelo das 13h, quando tombou no bairro Santana, em frente à empresa especializada, que realizava um treinamento com instruções sobre vida e cardiologia com a utilização de um manequim como se fosse paciente.

Médicos, enfermeiros e estudantes de Medicina matriculados na turma foram entrevistados pelo Grupo RBS ao protagonizarem a situação inédita. Segundo a reportagem veiculada no jornal Zero Hora, o médico instrutor Guilherme Camargo Winckler, 27 anos, acionou a colega Mariana Tripoli, graduanda em Medicina e colaboradora do CTSEM, e em cerca de 30 segundos a dupla deu início o protocolo ensinado há poucos minutos na sala de aula.

Um dispositivo bolsa-válvula-máscara, também trazido do CTSEM, ajudou a enviar ar para dentro do paciente. Após minutos de tensão e concentração total, o paciente socorrido respondeu às manobras e foi encaminhado para o Instituto de Cardiologia, distante poucos metros dali.

A notícia serve de alerta para a população: de acordo com o cardiologista Juarez Barbisan, médico do Instituto de Cardiologia e diretor do CTSEM, centro parceiro do hospital, o ideal é que o atendimento ao paciente em parada comece em até cinco minutos. A faixa entre cinco e dez minutos é considerada perigosa e, se o socorro se iniciar apenas após dez minutos, as chances de recuperação sem sequelas neurológicas são pequenas. 

Treinamentos para reanimação, como fizeram os socorristas, não são restritos a profissionais da área da saúde. Com cerca de 20 cursos, o CTSEM é uma empresa autorizada pela American Heart Association e oferece treinamentos de primeiros socorros para iniciantes. As aulas, que não exigem conhecimento prévio, são indicadas a toda população, antecipando atendimento de qualidade que pode salvar vidas como a de Flávio Aramis Teixeira.

 

Website: https://www.ctsem.com

Web Site: