Cerca de 70% dos empresários da Câmara de Comércio França-Brasil se mantêm otimistas em 2020

São José do Rio Preto, SP 19/3/2020 –

A Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP) acaba de lançar mais um levantamento Barômetro em parceria com o instituto de pesquisas Ipsos. De maneira geral, os empresários se mantêm otimistas com o futuro do País, por dois grandes motivos: 81% apostam no aumento das vendas e 56% no aumento do aporte de investimentos.

De acordo com o estudo, 70% dos empresários entrevistados estão otimistas. O número é menor quando comparado com 2019, quando 81% tinham uma boa percepção em relação ao País. As recentes tensões diplomáticas entre o Brasil e a França não tiveram um impacto grande nos negócios, segundo 45% dos empresários da CCIFB-SP consultados pela Ipsos. De maneira geral, os executivos avaliam que o mercado brasileiro subiu de importância nos negócios mundiais de suas organizações, alcançando agora a oitava posição.  

Entre os principais riscos apontados para os próximos meses pelos empresários estão: não aprovação das reformas estruturais (42%), aumento de tensões políticas (41%), desaceleração da economia e elevada concorrência (32%) e dificuldade de repasse de preços para o consumidor (31%). A pesquisa ressalta, ainda, que dentre os projetos que estão em pauta atualmente, a reforma tributária é a mais importante para os negócios, segundo 89% dos entrevistados.

Website: http://www.ccfb.com.br

Web Site: