CETTRO inicia campanha Novembro Azul – Para fazer a diferença na vida das pessoas, comece por você

Brasília, DF 11/11/2020 – “O toque, aliado a exame de sangue da dosagem do PSA e a ressonância da próstata, aumenta a chance de um diagnóstico precoce”

Dr. Marcos França, em entrevista, alerta quanto a necessidade de os homens fazerem exames anuais, uma vez que, além do câncer de próstata, muitas outras doenças podem ser evitadas ou tratadas de forma mais amena com o diagnóstico precoce.

Frente a importância de incentivar os homens a cuidarem de sua saúde, Dr. Marcos França, oncologista do CETTRO, especialista em tumores genitourinarios e oncogeriatria, em entrevista, alerta quanto a necessidade de os homens fazerem exames anuais, uma vez que, além do câncer de próstata, muitas outras doenças podem ser evitadas ou tratadas de forma mais amena com o diagnóstico precoce.

Segundo o especialista, entre os sintomas mais comuns do câncer de próstata estão: dificuldade para urinar, gotejar após urinar, dificuldades ao longo do jato e sintomas chamados irritativos, como sangramento e dor ao urinar.

A idade ideal para que o homem comece a fazer exames anuais para prevenir o câncer está entre 40 e 45 anos, no entanto, caso haja algum outro fator de risco na família, como mãe ou pai que tiveram a doença, essa idade pode ser antecipada, uma vez que há maiores chances do indivíduo vir a desenvolver algum tumor.

Entre os exames mais eficazes para detecção do câncer de próstata está o toque retal. Apesar de muitos homens ainda terem preconceito, ele é uma arma poderosa na detecção precoce da doença. O doutor lista o exame de sangue da dosagem do PSA e a ressonância da próstata como importantes complementos para a precocidade de um diagnóstico. “O toque, aliado a essas duas armas, aumenta a chance de um diagnóstico precoce”, afirma o especialista.

É importante ressaltar que, quanto mais rápido o câncer for descoberto, menos agressivo será o tratamento. Entre os tratamentos existentes estão: a cirurgia, o tratamento radioterápico, a administração de medicamentos ou uma combinação dessas possibilidades. “Tem homens que possuem tumores tão lentos de crescimento que, às vezes, você só acompanha”, afirma o Dr. Marcos.

Independente do tratamento aplicado ao paciente, é importante que, tanto ele quanto a família, recebam um cuidado integral. Em consonância a essa necessidade, o CETTRO, com profissionais capacitados e atualizados quanto as novidades de tratamento, diagnóstico e condução da doença, oferecem acompanhamento multiprofissional com médicos, nutricionistas e psicólogos.

Website: https://www.cettro.com.br/

Web Site: