CGTN: desafios, objetivos e propostas do comunicado do plenário do partido no poder da China

PEQUIM 30/10/2020 –

O 19º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) concluiu sua quinta sessão plenária em Pequim na quinta-feira com o lançamento de um comunicado.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20201030005438/pt/

O 14º Plano Quinquenal (FYP) (2021-2025) para o Desenvolvimento Econômico e Social Nacional e os Objetivos de Longo Prazo até o ano de 2035 são os principais tópicos do comunicado.

Aqui estão todos os destaques do comunicado da reunião.

Leia o artigo original: aqui.

Sucesso decisivo obtido na construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos

Este ano é o último ano do 13º FYP da China (2016-2020) e o comunicado destacou que a implementação do 13º FYP foi satisfatória.

Ao aderir ao novo conceito de desenvolvimento e avançar inabalavelmente na reforma e na abertura, grandes conquistas foram feitas desde a quarta sessão plenária, disse o comunicado.

Durante o ano passado, a China aprofundou a reforma do lado da oferta, aprimorou a regulamentação macroeconômica e expandiu a demanda interna como base estratégica.

O crescimento econômico tem sido melhor do que o esperado, a subsistência das pessoas melhorou e a estabilidade social foi mantida.

Durante o 13º período do FYP, que está chegando ao fim em 2020, a China fez grandes progressos com crescimento econômico estável e melhor estrutura econômica, disse o comunicado, observando que o PIB da China deve ultrapassar a marca de 100 trilhões de yuans (US$ 14,9 trilhões) em 2020.

Mais de 55 milhões de pessoas na China foram retiradas da pobreza nos últimos cinco anos.

A China construiu o maior sistema de seguridade social do mundo no 13º período do FYP, disse o comunicado, acrescentando que o seguro médico básico do país cobriu mais de 1,3 bilhão de pessoas, e o seguro básico de velhice cobriu quase 1 bilhão de pessoas.

Enquanto isso, durante os últimos cinco anos, mais de 60 milhões de novos empregos foram criados nas áreas urbanas da China.

Já no combateàpandemia da COVID-19, todo o país coordenou o trabalho de prevenção e controle com o desenvolvimento econômico e social e priorizou a segurança e a saúde das pessoas.

A diplomacia de um país importante com características chinesas foi vigorosamente promovida, e grandes conquistas foram feitas em vários empreendimentos do Partido e do estado.

A força da liderança do PCC e do sistema socialista chinês ficou ainda mais demonstrada nos últimos cinco anos, acrescentou.

Novos desafios, oportunidades e propostas pela frente

No que diz respeito ao plano para o futuro, o comunicado destaca que todo o Partido deve levar em consideração o plano estratégico geral para o grande rejuvenescimento da nação chinesa com grandes mudanças no mundo que não ocorreram em um século.

É necessário um conhecimento aprofundado sobre as novas características e requisitos decorrentes das mudanças na evolução da principal contradição que enfrenta a sociedade chinesa, afirmou.

Além disso, dado que a China está no estágio primário do socialismo, mais atenção deve ser dada às novas contradições e desafios trazidos pelo complexo ambiente internacional.

O comunicado sublinhou a importância de fortalecer a conscientização sobre oportunidades e riscos e cultivar oportunidades em meioàcrise.

Além disso, o PCC lançou um conjunto de objetivos de longo prazo para a China alcançar a modernização socialista em 2035.

A força econômica, tecnológica e nacional composta da China também foi enfatizada, bem como o desenvolvimento de uma nova industrialização e a modernização do sistema e da capacidade de governança da China.

O comunicado também disse que esforços são necessários para impulsionar o desenvolvimento integral da sociedade, incluindo etiqueta social e civilidade e o avanço de formas de trabalho e vida ecologicamente corretas.

A abertura da China, o PIB per capita, a implementação da iniciativa “Peaceful China” e o desenvolvimento humano completo também foram destacados.

Quanto às metas a serem alcançadas durante o período do 14º FYP, o comunicado diz que a liderança geral do PCC deve ser mantida para que o 14º FYP seja executado, e que esforços devem ser feitos para mobilizar todos os fatores positivos e reunir todas as forças possíveis para formar uma forte sinergia que promova o desenvolvimento.

Diversas propostas para atingir os objetivos

– Sustentar o papel central da inovação em seu impulso de modernização e implementar a estratégia orientada para a inovação.

– Construir um moderno sistema industrial e modernizar a estrutura econômica. Continuar a apoiar a economia real, melhorar a capacidade de fabricação e modernizar a cadeia industrial e a cadeia de suprimentos, de modo a melhorar o crescimento de alta qualidade e a competitividade central.

– Nutrir um mercado interno forte e estabelecer um novo padrão de desenvolvimento. O país irá suavizar a circulação doméstica, impulsionando o consumo de forma integral e ampliando os investimentos, reforçando as circulações doméstica e internacional.

– Aprofundar a reforma de forma abrangente em busca de uma economia de mercado socialista de alto nível.

– Priorizar o desenvolvimento da agricultura e das áreas rurais e promover totalmente a vitalização rural.

– Aperfeiçoar o desenvolvimento regional coordenado e um novo tipo de urbanização.

– Promover o setor cultural e melhorar seu poder político-cultural (soft power).

– Acelerar o desenvolvimento verde e de baixo carbono, melhorando continuamente o meio ambiente, bem como a qualidade e estabilidade dos ecossistemas, e aumentando a eficiência da utilização de recursos.

– Buscar a abertura de alto nível e explorar novas perspectivas de cooperação vantajosas para todas as partes.

Isto continuará a ampliar a abertura e a alavancar as vantagens de seu enorme mercado para promover a cooperação internacional e alcançar resultados que beneficiem a todos.

– Melhorar o padrão de vida das pessoas e implementar estratégias para lidar com o envelhecimento da população.

– Reforçar os recursos de segurança nacional e aumentar a capacidade de lidar com os desafios de segurança tradicionais e não tradicionais, de modo a proteger a vida e a segurança das pessoas e manter a estabilidade social.

– Manter a prosperidade e estabilidade a longo prazo das regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau e promover a reunificação da China continental e de Taiwan, bem como um desenvolvimento pacífico através do Estreito.

Visa manter um ambiente externo estável e promover a construção de um novo tipo de relações internacionais e uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Participaram da reunião, um total de 198 membros e 166 membros suplentes do Comitê Central do PCC.

Também estiveram presentes membros do Comitê Permanente da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do PCC e altos funcionários de setores relevantes, bem como especialistas, acadêmicos e vários deputados do 19º Congresso Nacional do PCC que trabalham no nível de base.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Videos:
https://mms.businesswire.com/media/20201030005438/pt/834996/19/China+unveils+14th+Five-Year+Plan+%282021-25%29.mp4
Contato:

Mídia:

Jiang Simin

[email protected]

+86 18826553286

Fonte: BUSINESS WIRE

Web Site: