Check-up de início de ano: como começar 2020 com a saúde em dia?

São Paulo SP. 18/2/2020 – “O tumor de cabeça e pescoço é a quinta causa de morte nos homens. Os principais fatores: ingestão alcoólica em excesso e o fumo de cigarro”, diz Renato Sartori

O ano de 2020 se inicia e os primeiros meses são ideais para realizar os exames de check-up para quem deseja cuidar da saúde e prevenir possíveis doenças.

Para os que têm interesse em iniciar atividades físicas, o primeiro passo é uma consulta com um Clínico Geral e Neurologista, para verificar as condições de saúde.

No caso de exames neurológicos, a avaliação é indicada para saber se o paciente tem hipertensão, diabetes, colesterol alto, além de pesquisar quais os riscos potenciais do desenvolvimento de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Os exames indicados para esses casos são Tomografia e Ressonância Magnética, Ultrasonografia com Doppler Transcraniano, Ultrasonografia com Doppler de Carótidas, além dos exames de sangue de Glicemia e Colesterol.

“Para os exames de pesquisa para possíveis patologias em cabeça e pescoço, é importante prestar atenção nas alterações cervicais e de boca”, indica o Dr. Renato Sartori, do departamento de Exames Neurológicos do CURA Laboratório. “Atualmente, o tumor de cabeça e pescoço, de cavidade oral, é a quinta causa de morte nos homens. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento incluem ingestão alcoólica em excesso e o fumo de cigarro. Um potencializa o outro, além do vírus HPV, que também pode estar relacionado ao aparecimento desses tipos de tumores”, afirma.

O especialista indica que alguns hábitos diários como manter uma alimentação saudável, praticar exercício físico, ter boa saúde bucal e o uso de protetor solar ajudam a prevenir tumores. Se existir algum nódulo ou lesão, exames de Tomografia e Ressonância Magnética da face e do pescoço, Ultrassom cervical e de Tireoide serão essenciais.

Para as mulheres

Assim como a prevenção de doenças neurológicas, é preciso fazer anualmente as avaliações ginecológicas para o rastreamento de eventuais doenças. Nesse caso, a pesquisa está diretamente relacionada à busca de tumores, possíveis doenças causadas por excesso de gordura no fígado, presença de cálculo renal e patologias similares.

A mamografia e ultrassonografia, também são imprescindíveis. De acordo com a Dra. Susan Goldman, responsável pela área de exames ginecológicos do CURA cinco a cada 100 mulheres tem câncer de mama no mundo. “Quando o câncer de mama é encontrado logo no início é possível diagnosticar e realizar o tratamento correto. A realização do exame salva vidas”, diz.

Para a investigação de órgãos importantes da mulher, de tumores, avaliação de ovários, medição de reserva ovariana, presença de miomas em período gestacional, ou até mesmo tumores de endométrio, demais tumores e cistos são detectados por meio de ultrassom e ressonância magnética.

Quanto aos exames cardiológicos, Dr. Alfredo Eyer Rodrigues, responsável pela área de imagem cardiovascular do CURA, diz que uma avaliação do coração envolve, inicialmente, o eletrocardiograma e o exame de raios x do tórax, e ambos os exames não precisam de um preparo específico. Exames laboratoriais gerais são necessários para avaliar colesterol, glicemia e outros fatores que precisem ter atenção maior.

Para aqueles que desejam iniciar ou manter uma atividade física, o especialista afirma que a avaliação cardiológica é de extrema importância. “Ao menos o eletrocardiograma deve ser realizado frequentemente. Mas, para uma avaliação mais criteriosa e com objetivo e maximizar os resultados, o teste ergométrico e o ecocardiograma podem ser interessantes, em alguns pacientes a o escore de cálcio e até a angiotomografia das coronárias pode ser necessário para uma avaliação mais completa”, indica Alfredo.

O cardiologista também diz que é importante nunca se esquecer que um bom check-up começa com uma boa avaliação clínica. “Com uma entrevista bem-feita, o médico é capaz de definir fatores modificáveis e não modificáveis de risco de doença cardíaca e de avaliação de saúde para priorizar os exames que sejam realmente necessários para promover o bem-estar e manter a saúde de cada um”, conclui.

Sobre o CURA Imagem e Diagnóstico: Com expertise de atendimento humanizado, o CURA conta com mais de 1.350 profissionais qualificados que realizam, em média, 245 mil exames por mês em seus laboratórios e diversas unidades ambulatoriais e hospitalares. Ressonância magnética, ultrassonografia, análises clínicas, cardiologia, mastologia, saúde da mulher, biologia molecular e neurologia são as especialidades do CURA, que também conta com um centro de vacinação.

Assessoria de imprensa

Danthi Comunicações

Ana Paula Fonseca – [email protected] – 11 3812-7393/97

Andrea Uchôa – [email protected] – 11 3812-7393/97

Website: https://cura.com.br/

Web Site: