Cinco dicas para aumentar as vendas de Natal no e-commerce

2/12/2019 –

Consultor Carlos Alves recomenda o que fazer para se destacar nesta época do ano

O período do Natal é sempre aguardado com expectativa pelo comércio em geral – aí incluído o e-commerce – pois significa a possibilidade de elevar o faturamento com a época de maior movimento do setor. Para se ter uma ideia da importância da data para o comércio virtual, no período de 15 de novembro a 24 de dezembro do ano passado, o e-commerce faturou R$ 9,9 bilhões, segundo pesquisa e-bit/Nielsen. O valor representou crescimento nominal de 13,5% na comparação com os R$ 8,7 bilhões registrados em igual período de 2017.
Esses números deixam claro: vale a pena se preparar para não cometer erros que possam atrapalhar as vendas.

Por isso, o consultor Carlos Alves recomenda:

1) Capacidade: antes de mais nada, é importante certificar-se de que o site está preparado para o eventual aumento de visitas durante o período e não apresentará, por exemplo, lentidão ou dificuldade de acesso, que podem afastar um possível comprador.

2) Mude o visual do site: é importante atualizar o site para as vendas de Natal, com um layout natalino, e dar dicas de presentes. Pode-se, também, alterar os banners da homepage para destacar produtos com maior potencial de sucesso de vendas nesse período.

3) Divulgação: é preciso chamar a atenção do consumidor, pois a competição está cada vez mais acirrada, e o país ainda sente os efeitos da crise econômica. Portanto, pode ser interessante definir seu público-alvo e utilizar os canais mais atrativos para ele. Redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, servem para estreitar o relacionamento com os clientes e os atrair para o site para fechar um negócio.

4) Destaque na internet: vale a pena adotar estratégias para que seu comércio ou produto ganhe destaque nas pesquisas feitas no Google, como técnicas de SEO (search engine optimization, ou otimização para sites de busca). Na internet é possível encontrar gratuitamente instruções de SEO. Por exemplo, no site da Fluxo Consultoria, empresa júnior sem fins lucrativos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

5) Ofertas e frete: outra ação é ter ofertas em destaque no site e condições especiais de pagamento. É bom não esquecer o frete, que muitas vezes pode impedir a concretização de uma compra. Assim, é recomendável ter uma estratégia para isso. Pode ser, por exemplo, avaliar se vale incluir o valor do frete no preço dos produtos, ou oferecer frete grátis em compras acima de determinado valor, ou ainda restringir o frete grátis a uma região ou a certos produtos.

*Carlos Alves, Diretor de Marketplace da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), Head de E-Commerce na Riachuelo e Vice-presidente da ABLEC sendo um dos precursores dos shoppings virtuais no país e o primeiro lojista a integrar em uma mesma plataforma todos grandes players nacionais.