Cinco exposições gratuitas para visitar em São Paulo

São Paulo 28/1/2021 – Entendemos o delicado momento pelo qual todos estamos passando e, por isso, seguimos comprometidos em manter um protocolo que contemple os cuidados

Seleção traz dicas de locais para visitar de graça na capital, seguindo todas as normas de segurança que foram adotadas pelas instituições culturais, que apresentam exposições que revelam diferentes temas e trabalhos de grandes artistas

O ano de 2021 começou com o calendário cultural da cidade de São Paulo repleto de novidades, entre elas, exposições inéditas e gratuitas, acompanhadas de um elemento fundamental, medidas de segurança e protocolos especiais frente à pandemia do novo coronavírus. Segundo relatório divulgado pela Unesco e pelo Conselho Internacional de Museus (Icom, em inglês), 85 mil museus e centros culturais ficaram fechados em todo mundo em 2020, fato este que impactou as programações culturais, que seguem em busca de novos formatos e realizaram adaptações para voltar à ativa de forma segura.

Entre os aspectos adotados para a nova realidade, as instituições culturais da cidade de São Paulo estão funcionando conforme as orientações das organizações responsáveis pelos protocolos oficiais, atendendo ao público com horário reduzido, limitação da capacidade de público, obrigatoriedade do uso de máscaras pelos visitantes e colaboradores, aferição de temperatura, possibilidade de agendamento, além de disponibilizar dispensers de álcool 70% em diversos pontos e orientações de manutenção de distanciamento social.

A Japan House São Paulo, localizada na Avenida Paulista e que reabriu suas portas em outubro último, comemora a abertura de duas novas exposições feitas dentro dos critérios de segurança para atender ao público. “Entendemos o delicado momento pelo qual todos estamos passando e, por isso, seguimos comprometidos em manter um protocolo que contemple os cuidados obrigatórios e outros extras com objetivo de receber a todos da forma mais segura possível”, conta Eric Klug, Presidente da Japan House São Paulo.

A instituição nipônica possui entrada gratuita e está com a exposição “Embalagens: Designs contemporâneos do Japão” no segundo andar da sede, até dia 14 de março. Já no dia 02 de fevereiro, abre ao público a mostra “DŌ: O caminho de Shoko Kanazawa”, com obras em grande escala até o final do mês de fevereiro. Vizinhos à Japan House São Paulo, MASP e Itaú Cultural apresentam juntos “Beatriz Milhazes: Avenida Paulista”, com uma série de obras que percorrem a trajetória da artista, em cartaz até 30 de maio, com entrada gratuita no Itaú Cultural e às terças-feiras no MASP, mediante reserva.

Ainda falando em arte nacional, a Pinacoteca segue até 22 de fevereiro com a mostra panorâmica “Os Gêmeos: Segredo”, que exibe mais de mil itens, muitos deles inéditos no país, dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, grandes nomes da arte urbana brasileira. Com entrada franca aos sábados, os visitantes podem ver pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, fotografias, desenhos e cadernos de anotações.

Mais detalhes e quando visitar:
Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52
Terça-feira a Domingo, das 11h às 17h (fechado nos dias 30 e 31 de janeiro; 06 e 07 de fevereiro) | Entrada gratuita
Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/
No Instagram @japanhousesp

‘Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão’
De 19 de janeiro a 14 de março de 2021 | Segundo andar
A mostra exibe itens que revelam detalhes e curiosidades em torno do design de embalagens, tão importante para a cultura nipônica que tem o ato de presentear como uma tradição forte e repleta de significados. São marcas de cosméticos, alimentos e bebidas, em embalagens afetivas e divertidas; ecologicamente corretas (como peças que abdicam de rótulos como uma prática para gerar menos resíduos) e embalagens reutilizáveis.
No Japão, cada detalhe importa e deve ser considerado com a máxima atenção, revelando que a busca nipônica pela perfeição e pelo senso de beleza pode ser percebida até mesmo em um objeto simples e cotidiano como as embalagens.

‘DŌ: O caminho de Shoko Kanazawa’
02 de fevereiro a 28 de fevereiro | Piso Térreo
Dando continuidade às expressões da filosofia DŌ, a instituição destaca o tema do Shodō, a caligrafia, uma manifestação poética e filosófica extremamente conhecida e popular no Japão. Esta importante vertente é apresentada por meio de trabalhos de Shoko Kanazawa, com obras nas quais a artista utiliza técnicas e saberes milenares e os atualiza, trazendo seus conceitos para a contemporaneidade.
Serão exibidos dez pergaminhos e um biombo, muitos deles de grande escala com até dois metros de comprimento, que fazem parte do repertório de Kanazawa, que pratica, sobretudo a caligrafia performática, fazendo uso de grandes pincéis que demandam um envolvimento direto de todo seu corpo na aplicação da tinta sumi sobre o papel.

Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149
Terça a sexta-feira, das 12h às 18h; sábados, domingos e feriados fechados | Entrada gratuita
As visitas podem ser agendadas via Sympla.

MASP – Avenida Paulista, 1578
Terça-feira (acesso gratuito) das 10h às 20; Quartas e Quintas-feiras, das 13h às 19h
A compra de ingressos exclusivamente online pelo site https://masp.org.br/

Beatriz Milhazes: Avenida Paulista
Até 30 de maio – MASP e Itaú Cultural
Em Beatriz Milhazes: Avenida Paulista, o público poderá conhecer e percorrer a trajetória profissional da artista plástica em um arco temporal de produção de 1990 a 2020. Realizada em parceria com o MASP, a mostra apresenta uma ampla seleção de pinturas, gravuras, colagens e obras tridimensionais, além de trabalhos inéditos realizados em parceria com a coreógrafa Márcia Milhazes, irmã da artista.
No Itaú Cultural, com curadoria assinada por Ivo Mesquita, a exposição ocupa três andares da sede, com a exibição de 80 obras e a apresentação de um minidocumentário. Já no MASP, sob curadoria de Adriano Pedrosa e assistência de Amanda Carneiro, a mostra traz um panorama das pinturas e obras tridimensionais da artista.

Pinacoteca – Praça da Luz, 2
Quarta a segunda-feira, das 10h às 18h. Sábado – entrada gratuita
Ingressos com horário marcado, vendas somente online no www.pinacoteca.org.br

Os Gêmeos: Segredo
Até 22 de fevereiro
Dois dos maiores representantes da arte urbana brasileira, Gustavo e Otávio Pandolfo exibem mais de mil itens na mostra panorâmica que abrange diversos momentos da produção dos artistas. A exposição tem a proposta de contar alguns segredos sobre os irmãos ao evocar vários momentos de sua carreira, desde meados dos anos de 1980, a forte influência da cultura hip-hop e referências autobiográficas.

Website: https://www.japanhousesp.com.br/

Web Site: