Cirurgia de coluna: medo irreal impede pacientes de obter ajuda

São Paulo-SP 21/3/2013 – “A cirurgia da coluna é recomendada em cerca de um por cento dos casos, com diagnósticos muito específicos. E isso depois que tratamentos mais conservadores já foram tentados”, esclarece Eduardo Iunes.

As pessoas têm tanto medo de serem informadas de que precisam de uma cirurgia de coluna que chegam a não buscar ajuda, mesmo a mais básica, para a dor nas costas. As informações são de uma pesquisa online – “9 for Spine” – realizada recentemente pela Sociedade Norte-Americana de Coluna, que contou com a participação de 550 profissionais, incluindo anestesistas, neurocirurgiões, quiropráticos, enfermeiros, cirurgiões ortopédicos, especialistas em gestão da dor, fisiatras, assistentes médicos, fisioterapeutas e radiologistas.

De acordo com o levantamento, diversos mitos e um medo desnecessário da cirurgia de coluna estão impedindo as pessoas de buscar tratamento adequado, mesmo os mais conservadores, para tratar as dores nas costas. “Considero relevante a análise dos dados revelados pela pesquisa porque, na verdade, a cirurgia de coluna não é a primeira opção terapêutica para tratar a dor na coluna. E tanto nos Estados Unidos, como no Brasil, o medo é um sentimento muito associado às cirurgias de coluna”, afirma o neurocirurgião, especialista em coluna, Eduardo Iunes (CRM-SP 119.864).

Na verdade, segundo o médico, a grande maioria das pessoas – cerca de 90% delas – que sofre com dor nas costas vai melhorar sem tratamento ou por meio de tratamentos conservadores, como o uso de medicamentos anti-inflamatórios, prática de exercícios físicos orientados e fisioterapia. “A cirurgia da coluna é recomendada em cerca de um por cento dos casos, com diagnósticos muito específicos. E isso depois que tratamentos mais conservadores já foram tentados”, esclarece Eduardo Iunes.

Apesar dos fatos, as preocupações dos pacientes em relação a uma potencial cirurgia de coluna foram mencionadas muitas vezes durante a pesquisa. 66,5% dos especialistas que participaram do levantamento acreditam que o medo de potenciais tratamentos, incluindo a cirurgia, impede os pacientes de procurar ajuda para a dor nas costas. Segundo os profissionais, muitos de seus pacientes acreditam no mito de que “uma vez que você fez uma cirurgia de coluna, você está predestinado a fazer múltiplas cirurgias da coluna na vida”.

Ainda de acordo com os dados apurados, os pacientes também acreditam no mito de que “há um alto risco de paralisia nas cirurgias da coluna”. Um número surpreendentemente elevado de pacientes (12,7%) relatou esperar mais de 90 dias, a partir do início de sua dor nas costas, para procurar ajuda de um especialista em coluna, tempo muito maior que o recomendado: entre quatro e seis semanas.

Compilando os resultados, a Sociedade Norte-Americana de Coluna conseguiu identificar os mitos mais comuns entre os pacientes, quando o assunto é dor nas costas.

9 mitos sobre a dor nas costas

• Mito 1: O exercício físico provoca dor nas costas;

• Mito 2: A cirurgia de coluna vai curar a dor nas costas completamente;

• Mito 3: Se eu fizer uma cirurgia da coluna, terei que fazer diversas cirurgias de coluna ao longo da vida;

• Mito 4: A cirurgia de coluna apresenta muitos riscos, incluindo a paralisia;

• Mito 5: O repouso é o melhor remédio para a dor nas costas;

• Mito 6: Se eu procurar um especialista em coluna, vou acabar fazendo uma cirurgia;

• Mito 7: Se eu tenho dor nas costas, provavelmente precisarei de uma cirurgia;

• Mito 8: Dor nas costas é algo inerente ao envelhecimento;

• Mito 9: Se eu tomar um remédio para dor nas costas, vou me tornar viciado neste medicamento.

Quando perguntados sobre quais são os conselhos básicos para prevenir dor nas costas que eles oferecem a seus pacientes, mais de 76% dos especialistas pesquisados destacaram a importância do exercício físico regular e quase 50% enfatizou a importância de não fumar.

“Apesar da coluna ser um sistema muito complexo de ossos, nervos, músculos, discos e outros tecidos, mantê-la saudável é possível. Bem no topo da lista de recomendações neste sentido estão fazer exercícios físicos regularmente, não fumar, manter o peso corporal em bons níveis e procurar manter uma postura corporal adequada ao utilizar aparelhos eletrônicos ou ao levantar objetos pesados”, destaca o neurocirurgião.

A seguir, listamos as nove dicas para prevenir problemas de coluna recomendadas pela Sociedade Norte-Americana de Coluna na pesquisa:

1. Exercite-se regularmente para melhorar a saúde e reduzir as chances de dor nas costas;

2. Não fume;

3. Mantenha um peso corporal saudável;

4. Mantenha os músculos das costas fortes;

5. Observe as orientações de mecânica corporal quando você se levantar, se dobrar ou se esticar;

6. Verifique e altere a sua postura frequentemente ao usar seu laptop, smartphone ou tablet;

7. Reduza o estresse;

8. Mantenha os ossos fortes, saudáveis, tomando cálcio, vitamina D e fazendo exercícios de suporte de peso;

9. Moderação! Se você não pratica exercícios físicos com frequência, nada de exagerar nas práticas esportivas no fim de semana.

Web Site: