CLAUDIO SOUZA PINTO EXPÕE NO MESTIÇO

10/5/2013 –

Desde 22 de abril até 30 de junho de 2013 o Artista Plástico Claudio Souza Pinto expõe no Mestiço “Imaginarium”, uma mostra com 18 técnicas mistas sobre tela, especialmente escolhidas para o Mestiço. Cor, humor, criatividade e refinamento nas pinturas de Claudio Souza Pinto. “Não somos o que realmente queremos ser, e sim o que a sociedade nos impõe… o teatro da vida”. Para o artista, a vida é um grande teatro. Como parte dele, as pinturas revelam os sentimentos do Ser Humano sob as máscaras do cotidiano.

As vestes coloridas, traçadas com boa dose de sensibilidade e humor, representam os sentimentos. Ao invés de rostos, máscaras. Ao invés de corpos, comportamentos são evidenciados. É nesse contexto que foram criadas as obras de Claudio Souza Pinto. O que você diria disso? O que você acharia ao ver alguém andando por aí com uma máscara no rosto e, ao se aproximar, percebesse que atrás da máscara não há nada? Nem rosto, nem cara, nem cabeça, nem coisa alguma?

Como é o Ser Humano quando “tira a roupa?” Como é você quando não tem ninguém olhando? Você existe? Você é de verdade? Ou por trás das aparências, dessas aparências que você mostra às pessoas, você também não é ninguém?
Os quadros de Claudio Souza Pinto são assim. Não há nada além de roupas, chapéus, sapatos, máscaras. Ele pinta muitíssimo bem os gestos, os movimentos, os trejeitos, os volumes corporais e as posturas… de ninguém. Nos quadros dele os Seres Humanos são ilustres desconhecidos. Só se sabe das suas aparências. Dos seus movimentos visíveis. Há todo um vasto teatro nesses quadros, há inúmeros personagens, há uma série de representações, cada qual mais socialmente conhecida e mais culturalmente comum e, no entanto, não há ninguém. Os atores não existem. Só os personagens. As pessoas não estão lá. Como se já tivessem ido embora quando Claudio as pintou, ou como se ainda não tivessem chegado. Nesse universo, Claudio apresenta as pinturas, frutos de uma linguagem que “conversa” ou “brinca” com o observador.

O forte contraste entre as cores evidencia a harmonia e a profundidade das obras, característica que mexe com os sentimentos de quem as vê. Pinto as vestes de Ser Humano, pois a sociedade só dá valor à aparência. Só que estas camuflam sentimentos. Para ele, as máscaras são mais do que frutos da criatividade. Elas são as situações que todo mundo enfrenta. “Todos nós temos diferentes máscaras de comportamento, que surgem de acordo com a ocasião”, diz.

A crítica às regras ditadas pela sociedade, que valoriza as pessoas pelo o que elas têm e não pelo que pensam ou fazem, recebe também um tratamento bem humorado e poético. “Caracterizo minhas telas como sendo de grande sensibilidade, leveza e alegria, mensagens que todos podem compreender”, comenta sobre as figuras que atentam para situações corriqueiras, que resultam de sentimentos como amor, fracasso e dor.

Após passar as ideias para a tela, ele decide as cores que utilizará. “Não me preocupo em combiná-las, quero que elas vibrem apenas”, explica sobre a escolha que nada tem a ver com os padrões estéticos convencionados. “Nas roupas também misturo muitas estampas”, acrescenta.

Suas obras podem ser vistas em Fundações de Arte, em Sevilla – Espanha, Itália, e em galerias internacionais como Londres, EUA, Franca, Portugal, mas o sucesso maior está sendo no seu país – o Brasil! Hoje, artista já reconhecido internacionalmente, foi premiado na Bienal da Turquia, nos EUA, e em sua recente Exposição no Louvre, foi escolhido como melhor artista em pintura de 2011. As próximas exposições serão no Rio de Janeiro no Copacabana Palace, na Chic Evolution – Atlanta – USA – Paris , Londres e Dubai.

Serviço:
Exposição: Claudio Souza Pinto – “Imaginarium”
Realização: Eduardo Esteves Arts Management
www.amelp.com.br[email protected]
Local: Restaurante Mestiço
Rua Fernando de Albuquerque, 277 – Consolação
São Paulo – Telefone: (11) 3256-3165
Período: 22 de abril a 30 de junho de 2013
Horário: Todos os dias a partir das 11h45
Técnica: Óleo sobre tela
Dimensões: De 100x80cm até 100x160cm
Preços: De R$ 3.000,00 até R$ 5.900,00
Censura: Livre
Entrada: Gratuita
Estacionamento: Pago com manobrista

Web Site: