Com foco na carreira dos alunos, Porto Seguro tem cursos de engenharia, arquitetura, IA e até gastronomia

São Paulo, SP 27/12/2019 – Atualmente, a formação complementar representa um diferencial para o currículo dos estudantes

Criar iniciativas para que o aluno possa descobrir novos talentos e, até mesmo, testar habilidades e aptidões que podem ajudar na futura escolha profissional é o desafio dos colégios na atualidade. O Colégio Visconde de Porto Seguro já identificou essa necessidade há anos e oferece a mais extensa grade de cursos extras do Brasil. São mais de 50 modalidades de aulas nas áreas de Arte, Idiomas, Esportes e Tecnologia. Todos com o objetivo de oferecer uma ampla formação complementar, ajudando a desenvolver crianças e jovens com múltiplos talentos.

“Os cursos extras para o ano letivo de 2020 tiveram mais de 7.400 inscrições, número recorde e prova de que os alunos realmente encontram atividades de interesse dentro do leque de modalidades que oferecemos”, diz Silmara Casadei, Diretora Geral Pedagógica do Colégio Visconde de Porto Seguro.

Com opções gratuitas, todas as atividades trabalham competências como comunicar-se em público, inclusive em outros idiomas, trabalhar em equipe, compreender e desenvolver as capacidades físicas, solucionar problemas, desenvolver projetos pessoais e coletivos, mobilizar conteúdos interdisciplinares, entre outras. “Os cursos estão disponíveis para estudantes a partir do ensino infantil até o ensino médio. Desenvolver os múltiplos talentos de cada aluno torna-se uma opção para que crianças e jovens estejam mais preparados para enfrentar as mudanças que ocorrem a todo o instante, e também sejam capazes de oferecer soluções criativas para problemas futuros”, completa Silmara Casadei.

As opções variam entre arquitetura e design, engenharia, inovação, inteligência artificial, gastronomia, negócios, tecnologia e esportes. Parte dos cursos, principalmente para o Ensino Médio, foi desenvolvido dentro do programa Porto Universidades, que oferece diferentes opções nas áreas de gestão, publicidade e direito em parceria com instituições de Ensino Superior, como ESPM, Mackenzie e POLI-USP.

Já os cursos de arte e cultura visam os talentos criativos, desenvolver habilidades em artes visuais, artes cênicas, música e gastronomia. Com aulas majoritariamente práticas, os alunos valorizam características individuais e coletivas, aprendedo a indentificar o que favorece a troca de experiências e a criação de novos vínculos de amizade. Parte dos cursos também está disponível em outro idioma, o que permite aos estudantes ampliarem a formação para se tornarem cidadãos globais.

Segundo Lisie De Lucca, Coordenadora Institucional de Cultura, o interesse pelos cursos é enorme entre os alunos. “Os cursos extras são opcionais e escolhidos pelos alunos. Ou seja, quem integra as turmas realmente deseja aprender e estar envolvido nas atividades. Isso é gratificante para eles e para o nosso corpo docente, que vê o desabrochar de talentos únicos”, explica Lisie.

Nas aulas dos cursos extras de Esportes são propiciados momentos de descobertas, trocas, desafios e superação, priorizando o caráter formativo e a obtenção de uma vida mais saudável e feliz, além da valorização do trabalho em grupo para os esportes em time. “É um momento rico aos alunos, com a possibilidade de ampliarem suas consciências a respeito de seus movimentos e recursos para o cuidado de si próprio e dos outros”, diz Alexandre Hammer Calixto,
Coordenador Institucional de Esportes e Formação Complementar.

Já a Coordenadora Institucional de Educação Digital, Joice Lopes Leite, ressalta que a procura valoriza a importância de oferecer diferentes opções de cursos e ensino aos alunos. “A educação mudou muito nos últimos anos. O aluno do século XXI precisa desenvolver competências em tecnologias para integrar a realidade conectada e o uso cada vez mais intenso dos meios digitais. Atualmente, a formação complementar representa um diferencial para o currículo dos estudantes. A possibilidade de cursar inteligência artificial, design de games, engenharia e inovação, com foco profissional, é muito importante para os jovens”, destaca Joice.

Para mais informações, acesse: http://cursoextra.portoseguro.org.br/

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

undado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de “Exzellente Deutsche Auslandsschule”, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School; a da Microsoft Education; e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Com infraestrutura direcionada ao desenvolvimento integral do aluno, prepara jovens para as principais universidades do Brasil e do mundo. Oferece ensino e exames de proficiência em alemão, inglês e espanhol, além do Abitur (certificação oficial para admissão em universidades europeias). Dispõe de mais de 60 cursos extracurriculares em parceria com Insper, ESPM, FGV e Belas Artes. A comunidade escolar é composta de 9 mil alunos e 1.700 colaboradores, em quatro Câmpus: Morumbi, Panamby, Valinhos e Vila Andrade.

Além disso, somando a educação de qualidade desenvolvida no Colégio e o viés social, a Instituição conta com a Escola da Comunidade, cuja mantenedora é a Fundação Visconde de Porto Seguro.

Fundado em 1966, esse projeto social tem atravessado as décadas modificando futuros e concedendo novas oportunidades profissionais e trajetórias de vida a jovens e adultos. Após mais de 50 anos de existência, o projeto é um dos mais sólidos do país e disponibiliza, aproximadamente, 1.600 bolsas de estudos para Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes em dois Câmpus, disponíveis para moradores das comunidades de Vila Andrade e Paraisópolis, em São Paulo.
Para saber mais informações e novidades, basta acessar a página do Colégio Visconde de Porto Seguro no Facebook ou o site www.portoseguro.org.br

Website: http://www.portoseguro.org.br

Web Site: