Começa a temporada de vacinação contra a gripe

Brasília-DF 28/3/2013 –

As primeiras doses da vacina atualizada contra a gripe já chegaram no Distrito Federal. A versão para a vacinação deste ano é a recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e publicada pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em outubro de 2012. Devido a uma nova variação do vírus em circulação, a vacina trivalente contém a combinação dos vírus influenza dos tipos A H1N1, A H3N2 e B.

Segundo a gerente Médica do Sabinvacinas, Ana Rosa dos Santos, a composição da vacina é produzida de acordo com as cepas que circulam no Hemisfério Sul. “A vacina contra a gripe sazonal protege contra o vírus da gripe que se espera que circulem nesta temporada. As pessoas devem ser imunizadas antes da chegada do inverno”, afirma.

A vacina é direcionada à toda população, principalmente, aos grupos de risco, pessoas mais propensas a desenvolver complicações ao contrair a gripe sazonal. Em geral, crianças menores de cinco anos de idade, adultos maiores de 60 anos, mulheres grávidas em qualquer idade gestacional, cuidadores de idosos e babás de crianças, além de pessoas em determinadas condições de saúde, como: asma, diabetes, doenças do coração, sistema imunológico debilitado, entre outras.

De acordo com Ana Rosa dos Santos, a vacinação contra a gripe deve iniciar aos seis meses de idade. “Crianças menores de seis meses a oito anos de idade, não vacinadas anteriormente, recebem duas doses, com intervalo de um mês; e a partir de nove anos de idade aplicamos a dose única”.

A vacina é segura, mas podem surgir reações que variam de pessoa para pessoa. “Algumas podem apresentar leve dor no braço, febre baixa, cansaço e dor muscular, porém todos os sintomas são passageiros e mais brandos do que aqueles causados pela doença”, explica.

Como toda vacina, existem algumas contra-indicações para o uso, alerta Ana Rosa. “É preciso evitar a aplicação em pessoas comprovadamente com história de hipersensibilidade às proteínas de ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina”. Outra recomendação da especialista é que pessoas com doenças agudas que apresentem febre adiem a vacinação para evitar associação temporal à vacina.

Apesar de não ser considerada grave, a gripe mata milhares de pessoas todos os anos. Isso acontece porque os vírus debilitam o organismo e surgem complicações, como pneumonia. Além da vacinação anual, outras medidas devem ser tomadas para evitar o contágio. “É importante higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel, depois de usar o banheiro, antes das refeições e, principalmente, após tossir ou espirrar, além de proteger a tosse e o espirro com lenço de papel descartável”, recomenda Ana Rosa.

Website: http://www.facebook.com/profissionaisdotexto?fref=ts

Web Site: