Como a era pós-digital definiu um novo futuro para as lojas físicas

Marília/SP 20/12/2019 – A loja física que tiver a capacidade de se adaptar com a agilidade exigida pelas tecnologias poderá crescer e explorar um mercado enorme

O comportamento do consumidor moderno mudou. E, com ele, a jornada de compras. Se antigamente as pessoas frequentavam as lojas físicas para comprar determinados produtos, hoje em dia as mesmas acessam o computador ou smartphone e procuram pelo produto na internet.

E, em meio a esse cenário, muitos se perguntam: qual será o futuro das lojas físicas?

Fazendo uma análise geral dos fatos, é possível afirmar que o impacto digital no varejo já é uma realidade há vários anos e que a tendência é somente aumentar. Porém, dizer que esse fato pode acabar com as lojas físicas é totalmente equivocado, uma vez que tudo depende da adequação de cada loja ao avanço tecnológico e da forma como a mesma é capaz de lidar com o consumidor moderno e suas necessidades.

Essa ideia é confirmada por Fábio Dacêncio, gestor do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITEc-Marília): “Sempre quando se fala das novas tecnologias, como inteligência artificial, internet das coisas, automação, entre outras, associa-se ao fim dos mercados tradicionais. Quando, na verdade, iremos viver um momento de transformação dos mercados e não uma extinção. Neste contexto, a loja física que tiver a capacidade de se adaptar com a agilidade exigida pelas tecnologias poderá crescer e explorar um mercado enorme que se abrirá dado a ineficiência de alguns lojistas que não estão se preparando.”

Por isso, é importante que os lojistas saibam a importância de ter uma presença digital, mesmo que o foco seja atrair clientes para a loja física. Com a presença digital, fica muito mais fácil ser encontrado pelos clientes no processo de busca e decisão de compra do consumidor. Criando uma vitrine digital para o cliente, o impacto no ambiente físico é notável e a estratégia O2O (Online-to-Offline) é aplicada com excelência.

Ao se adaptar às exigências do mundo moderno na internet, é importante se preocupar também com a experiência do consumidor também na loja física.

É interessante facilitar o processo de ser encontrado na internet: configurar ou atualizar o Google Meu Negócio da loja física são os primeiros passos, uma vez que tal recurso mostra as principais informações da loja, como endereço, número de telefone e avaliações. Além disso, é essencial estar presente no Google Maps.

Todas essas ações fazem com que a marca seja encontrada mais facilmente e evitam que o consumidor compre um produto do concorrente, simplesmente pela ausência digital de uma marca. É o que afirma o CEO da agência Eficaz Consultoria, Robinson Gregorato: “O lojista deve se preocupar com a importância da estratégia on-to-off, para que consiga manter a loja física em funcionamento. Diferente do que muitos pensam, a tecnologia veio para somar às vendas da loja física, suprindo as necessidades do consumidor moderno e fazendo com que uma determinada marca se adeque às mudanças do avanço digital. Além de se destacar no mercado, quando um lojista tem uma presença digital consolidada, ele evita o roubo da audiência dele e é encontrado mais facilmente pelos consumidores.”

Além dos recursos essenciais do Google para levar o cliente à loja física, o engajamento nas redes sociais também convence o consumidor moderno a frequentar uma loja para conhecer melhor determinado produto. Por isso, estar presente nas redes sociais e deixar em evidência o objetivo de levar o consumidor à loja física é importante. Além disso, a marca fica ainda mais fortalecida com a estratégia de branding nas principais redes: o Instagram e o Facebook.

Ao levar o cliente para a loja física, é de extrema importância que as expectativas do mesmo sejam alcançadas. Trata-se de uma geração de consumidores modernos e exigentes quando o assunto é qualidade e preço. Após toda a jornada de compra direcionar o consumidor à loja, o mesmo espera encontrar exatamente aquilo que ele precisava.

Por isso, prestar um bom atendimento e usar a tecnologia a favor dos objetivos da loja é tão importante. Por exemplo, muitas lojas apostam no self checkout, facilitando a compra para o consumidor e a logística da loja. Segundo dados, lojas que implementam o self checkout chegam a aumentar suas vendas em aproximadamente 10 a 15%, em um período de até  90 dias.

Uma ideia interessante é apostar em tablets que servem como vitrines na loja física. Provavelmente o consumidor que visitou a loja já viu determinados produtos ou pesquisou a marca na internet. A ideia de ter um dispositivo digital na loja física, representando aquilo que ele espera encontrar no local, acaba fazendo parte da jornada de compra e pode influenciar de maneira positiva na decisão de compra.

Enfim, apostar em diferenciais que agreguem valor à compra do consumidor é essencial para que uma marca se destaque em meio à concorrência. Seja no ambiente online ou offline, é importante ter em mente a importância de adequar todas as estratégias da loja às necessidades do consumidor moderno e não pensar em qual será o futuro da loja física, mas sim reconstruir as estratégias da marca para que a mesma faça parte das lojas do futuro.

Website: https://eficazconsultoria.net.br