Como a meningite bacteriana é transmitida?

28/2/2020 –

Algumas doenças são pouco abordadas e geralmente lembradas apenas em caso de surtos, porém representam um perigo para a saúde pública. É o caso da meningite meningocócica, considerada no Brasil uma doença endêmica, que registra mais de dois mil casos por ano desde 2010 e que pode levar a óbito em 24 horas se não tratada¹. No Brasil, a letalidade da doença meningocócica fica em torno de 20%².

A meningite pode ser transmitida de pessoa para pessoa pelo ar, através de gotículas de saliva contaminadas trocadas por contato próximo (tosse ou beijo), o que ocorre mais facilmente entre pessoas que moram na mesma casa, ou que permanecem em ambientes fechados.

A doença tem maior incidência em crianças menores de cinco anos de idade, mas pode ocorrer em qualquer idade e tem nos adolescentes o maior transmissor do agente causador da doença².

É importante saber que algumas pessoas podem transportar essas bactérias sem estarem doentes, são os chamados portadores. Em sua maioria, os portadores não adoecem, mas ainda assim podem espalhar as bactérias para outras pessoas¹.

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. O tipo de meningite causado por bactérias é o mais perigoso do ponto de vista da saúde pública, devido à capacidade de ocasionar surtos, pela gravidade dos casos e sequelas que pode causar¹.

A vacinação é a melhor maneira de se prevenir contra a meningite bacteriana. A vacina mais completa disponível no Brasil é a ACWY, que oferece proteção contra doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W-135 e Y da bactéria denominada Neisseria meningitidis (meningococos). Em 2020, o Ministério da Saúde vai introduzir a vacina ACWY, com recomendação para adolescentes, mas a vacina está disponível também no setor privado, com acesso de todas as faixas etárias.

¹Disponível em https://saude.gov.br/saude-de-a-z/meningites#. Acesso em 07/02/2020

²Disponível em https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-meningite-causas-sintomas-tratamentos-e-a-vacina/. Acesso em 07/02/2020

Website: https://www.sanofi.com.br/

Web Site: