Como a Realidade Aumentada está transformando a educação

Bilac – SP 29/10/2019 –

Quanto mais o tempo passa, mais fácil fica o acesso ao uso da tecnologia, que é manuseada com facilidade e proporciona praticidade na vida.

Considerado como um processo natural, analisando a interferência da tecnologia no cotidiano das pessoas, o ambiente escolar também vem absorvendo os recursos tecnológicos. As salas multimídias e jogos educativos são exemplos das ferramentas amplamente adotadas para uma melhoria no processo educativo.

A Realidade Aumenta é a nova geração de interface tecnológica que vem ganhando espaço nas mais variadas áreas, uma delas é a educação.

Sua origem

Na década de 90, com o avanço das tecnologias com as interfaces computacionais e dos consoles de vídeo, surge a interface de Realidade Virtual (RV), usando representações tridimensionais que permitem transportar o usuário para uma Realidade Virtual e interagir com ela. Porém, para tanto, são necessários de recursos e equipamentos especiais, o que ainda é muito desconfortável e nada prático e acessível.

Foi, então, criada a Realidade Aumentada (RA), que, em vez de transportar o usuário para o mundo virtual, é o objeto virtual que é transportado para o mundo físico.

Com a aplicação de softwares e dispositivos criados no início dos anos 2000, essa geração de interface está se tornando cada vez mais popular e acessível.

Como funciona?

O programador gera um marcador no mundo físico em um software específico de Realidade Aumentada, diante da construção de uma ilustração em 3D é decodificado no software, rastreando o marcador. Quando direcionado para o aplicativo do leitor de Realidade Aumentada, ao visualizar uma simples capa de livro com o visor do celular, tablet, a cam do computador, o leitor reconhece o marcador criado, reproduzindo a imagem em 3D, que interage no mundo físico.

Prática docente

Como foi salientado, as escolas já vêm sendo integradas ao mundo tecnológico para um novo conceito de aprendizagem, em que as crianças aprendem fazendo, aumentando, assim, o foco nos estudos de maneira inovadora e moderna.

A Netbil Educacional utiliza a Realidade Aumentada para as capas de livros didáticos e também com a interação dos conteúdos nas conexões digitais, que são elementos virtuais, como QRCode. O objetivo é proporcionar uma experiência educacional capaz de passar os conteúdos técnico e formal de uma maneira lúdica, possibilitando ao educando o de desenvolvimento de seu conhecimento de forma interativa e divertida.

Website: http://www.netbil.com.br/site/

Web Site:

Como a Realidade Aumentada está transformando a educação

Bilac – SP 29/10/2019 –

Quanto mais o tempo passa, mais fácil fica o acesso ao uso da tecnologia, que é manuseada com facilidade e proporciona praticidade na vida.

Considerado como um processo natural, analisando a interferência da tecnologia no cotidiano das pessoas, o ambiente escolar também vem absorvendo os recursos tecnológicos. As salas multimídias e jogos educativos são exemplos das ferramentas amplamente adotadas para uma melhoria no processo educativo.

A Realidade Aumenta é a nova geração de interface tecnológica que vem ganhando espaço nas mais variadas áreas, uma delas é a educação.

Sua origem

Na década de 90, com o avanço das tecnologias com as interfaces computacionais e dos consoles de vídeo, surge a interface de Realidade Virtual (RV), usando representações tridimensionais que permitem transportar o usuário para uma Realidade Virtual e interagir com ela. Porém, para tanto, são necessários de recursos e equipamentos especiais, o que ainda é muito desconfortável e nada prático e acessível.

Foi, então, criada a Realidade Aumentada (RA), que, em vez de transportar o usuário para o mundo virtual, é o objeto virtual que é transportado para o mundo físico.

Com a aplicação de softwares e dispositivos criados no início dos anos 2000, essa geração de interface está se tornando cada vez mais popular e acessível.

Como funciona?

O programador gera um marcador no mundo físico em um software específico de Realidade Aumentada, diante da construção de uma ilustração em 3D é decodificado no software, rastreando o marcador. Quando direcionado para o aplicativo do leitor de Realidade Aumentada, ao visualizar uma simples capa de livro com o visor do celular, tablet, a cam do computador, o leitor reconhece o marcador criado, reproduzindo a imagem em 3D, que interage no mundo físico.

Prática docente

Como foi salientado, as escolas já vêm sendo integradas ao mundo tecnológico para um novo conceito de aprendizagem, em que as crianças aprendem fazendo, aumentando, assim, o foco nos estudos de maneira inovadora e moderna.

A Netbil Educacional utiliza a Realidade Aumentada para as capas de livros didáticos e também com a interação dos conteúdos nas conexões digitais, que são elementos virtuais, como QRCode. O objetivo é proporcionar uma experiência educacional capaz de passar os conteúdos técnico e formal de uma maneira lúdica, possibilitando ao educando o de desenvolvimento de seu conhecimento de forma interativa e divertida.

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