Como as cores influenciam uma marca de sucesso

Porto Alegre 29/1/2020 –

Mais do que escolher por preferências pessoais, a definição da cor de um logotipo envolve questões sensoriais e de percepção. Levando isso em consideração, antes de definir cores que irão compor uma marca, é necessário um estudo acurado sobre as sensações despertadas nos indivíduos ao visualizarem certos padrões de cores.

O conhecimento sobre as cores revela que cada coloração tem grande influência sobre o humor e sentimentos das pessoas, o que pode gerar automaticamente uma identificação ou recusa da marca, dependendo da cor que o logotipo tiver. Nesse sentido, é importante escolher precisamente as cores a serem usadas na elaboração de uma identidade visual corporativa, proporcionando sentimentos e sensações favoráveis ao negócio.

O azul, por exemplo, transmite segurança e confiança, utilizado bastante em empresas mais sérias. Já o vermelho desperta a sensação de movimento, criando imediatismo e estimulando o apetite. Seguindo a mesma linha do vermelho, o amarelo instiga calor e felicidade, enquanto o verde representa bem-estar, conforto e frescor, sendo muito utilizado em marcas e produtos que lembram a natureza e a sustentabilidade. Por último, associado à criatividade, o roxo transmite também a ideia de luxo e riqueza.

Além dessas cores, o cinza, o preto e o branco são essenciais na estrutura de cores dos produtos e das marcas, pois são usados em composições entre si e com outras colorações, conferindo equilíbrio para a visualização.

Este foi um pequeno panorama referente ao estudo das sensações que cada cor pode transmitir a quem está visualizando. Ir em busca de profissionais qualificados que sabem sugerir cores e layouts exclusivos se torna um grande investimento, e não um custo.

Website: https://www.publicidadepopular.com.br/blog